Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 19/08/2019 14:58
Por: Redação

Casa da Cultura promoveu atividades em alusão ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Na ocasião, o Museu Histórico Municipal de Sobradinho esteve aberto para visitação, durante todo o dia.

  • Fotos: divulgação

A Casa da Cultura Amario João Lazzari de Sobradinho organizou uma programação especial em alusão ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado no último sábado (17). Na ocasião, o Museu Histórico Municipal de Sobradinho esteve aberto para visitação, durante todo o dia. Para assinalar a data, a Casa da Cultura também lançou o desafio para a população fotografar um bem que considere Patrimônio do Município e postar no Facebook marcando a Casa da Cultura.

Conforme a diretora de Cultura, Ingrid Hermes, a participação da comunidade foi excelente, superando as expectativas. Ela lembra que a principal finalidade foi oportunizar para as pessoas que não tem tempo durante a semana, conhecerem o Museu Municipal, que reúne aproximadamente 2000 peças, dentre registros fotográficos, documentos e objetos que retratam a história do Município e da Região Centro Serra. Já o desafio de fotografar o patrimônio cultural foi uma maneira de incentivar a comunidade a olhar de forma mais atenta para o vasto patrimônio do Município, valorizando a diversidade e contemplando através de diferentes percepções as riquezas culturais de nossa terra.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi criado a partir do Decreto 54.608 do Governo do Estado, de 29 de abril de 2019, tendo como parâmetro o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. As comemorações alusivas à data contemplam atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial.