Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 11/03/2020 14:18
Por: Redação

Número de incêndios atendidos pelos Bombeiros Voluntários aumenta a cada dia

O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193.

  • Foto: Bombeiros Voluntários
  • Foto: Bombeiros Voluntários
  • Foto: Bombeiros Voluntários
  • Foto: Bombeiros Voluntários

Tem aumentado a cada dia o número de incêndios atendidos pelos Bombeiros Voluntários. Os incêndios florestais estão aumentando, principalmente pela irresponsabilidade das pessoas neste período de seca. No último domingo, um homem foi visto colocando fogo em lixos na saída para Ibarama. Como resultado, o fogo se alastrou e atingiu um mato de eucaliptos. Os Bombeiros Voluntários foram acionados para conterem as chamas. Também no Bairro Rio Branco um gramado incendiou nas imediações do salão comunitário, onde também os Bombeiros foram chamados. 

Em Carijo do Buraco, há pelo menos 5 dias o fogo atinge  o pico de morro com vegetação fechada e sem acesso para o combate as chamas. Conforme o presidente dos Bombeiros Rudinei de Lima, a corporação tem acompanhado diariamente a situação. Na manhã de hoje os Bombeiros Militares de Santa Cruz foram comunicados, e não se descarta a possibilidade de ser acionado o batalhão aéreo da Brigada Militar para que com um helicóptero e equipado com uma bolsa para transporte de água seja utilizado no combate ao fogo. “É um fogo rasteiro, mas aos poucos vai atingindo uma grande área. Não tem como chegar ao local, pois é no pico de um morro”.. destaca Rudinei.

Segundo ele, o morro fica nas imediações do Rio Pardo, onde a aeronave poderá ser reabastecida. O Ibama foi comunicado sobre a situação e é aguardado um posicionamento dos militares. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho destacam que “essa época do ano é considerada a mais crítica devido ao período de estiagem e a baixa umidade do ar associada ao calor intenso”.

Por isso, alertam a população sobre os riscos das queimadas e suas consequências. Segundo a Corporação, a causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas florestais é a ação humana. Ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens, para promover a queima da alta vegetação ou de amontoados de lixos. Apesar de costumeira, a ação é ilegal. O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo a Legislação, provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa. O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193.