Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 01/09/2017 14:06
Por: Redação

Hospital São João Evangelista incorpora oficialmente o Hospital Sebastiany

O ato será logo mais às 18 horas e 30 minutos, nas dependências da Casa de Saúde, aberto a convidados.

  • Noelci e Edgar falaram ao programa ENFOQUE. Foto Henrique Lindner
  • Hospital São João Evangelista -
 Unidade de Sobradinho. Foto: Evandro Trindade

A Associação Cultural Recreativa e Beneficente São Marcos, de Segredo, assume oficialmente nesta sexta-feira (01) o controle do antigo Hospital Sebastiany, de Sobradinho. O ato será logo mais às 18 horas e 30 minutos, nas dependências da Casa de Saúde, aberto a convidados.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM o presidente da entidade Edgar Schafer e a administradora da Instituição, Noelci Homrich, confirmaram que agora, além do Pronto Atendimento, toda a estrutura do antigo Hospital Sebastiany passa para o controle do Hospital São João Evangelista de Segredo.

Garantiram, no entanto, que não haverá mudanças significativas no atendimento, embora a ideia seja implantar uma nova filosofia de trabalho, mantendo a mesma equipe de funcionários. Os dois explicaram que a principal diferença com a fusão, é que por se tratar agora de uma instituição filantrópica, no mínimo, 60% dos atendimentos devem ser feitos via SUS.

Antes, por se tratar de um hospital particular, não havia essa exigência. Noelci Homrich esclareceu, no entanto, que nem todo o atendimento será gratuito. O Hospital continuará atendimento de forma particular e também por meio dos convênios. Segundo ela, os atendimentos via SUS serão feitos de acordo com as contratualizações firmadas com o Estado.

A administradora citou como exemplo, os casos de fratura, que não são atendidos em Sobradinho, uma vez que a referência para traumatologia é Cachoeira do Sul. Nos planos da nova administração está a implantação de serviços especializados de média complexidade, entre eles, otorrinolaringologia. Schafer explicou ainda que o contrato de compra do Hospital Sebastiany prevê o pagamento de 50 mil reais por mês, à longo prazo, com seis meses de carência.