Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 15/09/2020 11:56
Por: Redação

Bombeiros participaram de curso de formação e reciclagem

O curso foi ministrado por membros do comitê técnico da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, que atuam como Bombeiros Voluntários na cidade de São Sebastião do Caí.

  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

Vinte Bombeiros Voluntários de Sobradinho participaram de um curso de formação e reciclagem no último final de semana. Foram abordados temas como Combate a Incêndios Urbanos - Equipamentos de Proteção individual, eletricidade, ventilação tática, busca e salvamento em incêndios, manobras com mangueiras, hidráulica e táticas de combate a incêndios. Também foram repassadas orientações referente ao Resgate Veicular Básico, como desencarceramento em veículos de passeio e cargas, bem como, sobre Primeiros Socorros Básico – entre eles, técnicas de imobilização em prancha rígida e uso de colar cervical.

O curso foi ministrado por membros do comitê técnico da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, que atuam como Bombeiros Voluntários na cidade de São Sebastião do Caí. Será aguardada agora a certificação dos participantes Conforme o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho Darci Wagner, o curso é de extrema importância, pois o desenvolvimento de estudos e novas dinâmicas das calamidades preparando assim os bombeiros para novas diretrizes, protocolos e melhoram assim os atendimentos.

Já o presidente da entidade Rudinei de Lima, lembra que essa é a maior turma já formada nos 20 anos dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho. “Não sabíamos o real funcionamento da Voluntersul. Nos aproximamos e vimos a importância e os benefícios de sermos associados a essa entidade representativa dos Bombeiros Voluntários”.. disse Rudinei. Ele ressalta a relevância também, dos voluntários seguirem um padrão de atendimento nas ocorrências. Rudinei de Lima também agradeceu a direção da Escola Lindolfo Silva pela cedência do espaço para a promoção das atividades teóricas e práticas além do apoio das empresas: Centro Serra Extintores, Danúbio Viagens, Oficina do Eurico, Leno Zuchetto, Extintores Kohler e Mercado Soares que disponibilizaram materiais e a logística para o curso.

O presidente também ressaltou o comprometimento dos voluntários que se doam no dia-dia nos atendimentos, e ainda buscam novos conhecimentos, deixando muitas vezes suas famílias, honrando o lema da Corporação que é Salvar e Servir, sem desistir. O curso foi totalmente gratuito para os voluntários, sendo investida verba específica da corporação para este fim. O coordenador regional da Voluntersul, Fabricio Ceolin, destaca que esta foi a primeira vez que a entidade, que coordena mais de 40 Corporações Voluntárias no Estado, ministra um curso de formação para a corporação de Sobradinho, onde o projeto de treinamento foi desenvolvido com o objetivo em dar aos participantes os conhecimentos e as experiências práticas necessárias para evitar acidentes, e ao mesmo tempo responder a um incidente, frente as atividades de Bombeiros.

Foi promovido assim, um conceito geral de matérias através de exercícios práticos que permitiram que os participantes expandam a sua experiência em condições reais. Ceolin lembra que o custo do curso foi bem abaixo da tabela do mercado e com alto padrão de ensino, sendo que a Voluntersul proporciona esse tipo de benefício às corporações associadas.