Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 12/06/2018 14:45
Por: redacao

Prefeitura inicia estudos para construir um anel viário em Sobradinho

Conforme Köhler, o orçamento deste ano  prevê  45 mil reais para o anel rodoviário.

O município de Sobradinho está dando os primeiros passos para a construção de um anel viário a fim de desafogar o trânsito das ruas centrais da cidade. A ideia é defendida, há muito tempo, pelo empresário Roberto Köhler – que atualmente tem um cargo de direção no setor de Urbanismo da prefeitura. Falando nesta terça-feira (12) ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele explicou que a ideia é inicialmente encomendar um estudo de viabilidade – seguindo orientação do DAER – que irá mostrar as obras  e o valor necessário para a sua execução.  

Conforme Köhler, o orçamento deste ano  prevê  45 mil reais para o anel rodoviário. O diretor explicou que o Executivo está analisando se haverá condições ou não de bancar o estudo neste ano. Köhler lembrou que após o estudo da viabilidade, poderá ser feita a busca de recursos na esfera federal, para começar a projetar a obra. O traçado do futuro anel viário prevê a abertura de estrada ligando o trevo de acesso a cidade, Linha Campos, Linha Brasileira, Bairro Peões – passando pela ERS-347 entre Sobradinho e Ibarama – seguindo em direção a saída de Sobradinho para Arroio do Tigre no trevo da Baixada na RSC-481.

Desta forma o fluxo de veículos entre os municípios de Arroio do Tigre, Segredo e Passa Sete seria desviado do centro da cidade. Segundo ele, a ideia é pensar num Sobradinho para os próximos 50 ou 100 anos, quando as ligações com municípios vizinhos como Agudo e Cerro Branco certamente já estarão asfaltadas. Isso fará com que aumente o fluxo entre a região de Soledade e o Centro do Estado passando por Sobradinho.

Conforme Roberto Köhler a prefeitura já assumiu compromisso de ampliar a estrada de Linha Campos que sai da ERS-400 em Granja do Silêncio, e futuramente poderia fazer parte do anel viário. A necessidade do anel viário pode ser observada diariamente na área urbana de Sobradinho, onde circulam caminhões, principalmente, que vem ou que se dirigem a Ibarama. O projeto que prevê a construção do anel viário foi apresentado para os vereadores de Sobradinho na sessão desta segunda-feira (11).