Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 02/03/2018 14:12
Por: Redação

Agroindústria de mandioca Aipim Real foi inaugurada em Linha Salete/Ibarama

O empreendimento é formado diretamente por 15 famílias de agricultores sócias da agroindústria e outras 30 famílias que irão fornecer a matéria-prima.

Com a presença de diversas lideranças locais e estaduais, entre elas o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira (01/03), em Ibarama, a Inauguração da Agroindústria Aipim Real. O empreendimento é formado diretamente por 15 famílias de agricultores sócias da agroindústria e outras 30 famílias que irão fornecer a matéria-prima.

Atualmente no município de Ibarama são cultivados 120 hectares de mandioca. Para o ano de 2018 a Agroindústria Aipim Real deverá processar mais de 100 toneladas de mandioca, sendo que a capacidade total é de mais de 200 toneladas do produto. Quanto à comercialização, esta é realizada para os Mercados Institucionais locais e regionais, além de venda direta ao consumidor.

O processo de construção da agroindústria iniciou em 2014 com a organização dos agricultores da comunidade de Linha Salete. No projeto estavam envolvidas as mulheres agricultoras que buscavam a diversificação, o protagonismo e o empreendedorismo da mulher rural e a sua inserção no mercado de trabalho por meio do investimento em projetos que trouxessem a geração de trabalho e renda. Em 2015 a Agroindústria Aipim Real foi cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) da SDR. No ano seguinte, 2016, foram adquiridos os primeiros equipamentos por meio de recursos obtidos junto ao Território Centro Serra e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e, em 2017, a Agroindústria recebeu o alvará sanitário e foi inclusa no PEAF.

O agricultor Paulo Jonas Scota falou em nome dos integrantes da agroindústria e destacou o trabalho realizado e o apoio recebido pela Emater/RS-Ascar. “Não podemos construir nada sem parcerias. Conseguir os recursos por diversas entidades é muito significativo. Temos um solo bom, pessoas dispostas a trabalhar e parcerias para ajudar e é isso que o agricultor precisa para permanecer no campo: incentivo. A Emater foi nossa parceira com profissionalismo, mas também com amizade e dedicação”, frisou.

Desde a construção até a legalização da Agroindústria Aipim Real foram investidos mais de R$200 mil em recursos oriundos do Feaper, Instituto Lojas Renner e do Território Centro Serra. Além disso, em 2018, os agricultores de Linha Salete foram beneficiados com a aquisição de um caminhão com capacidade máxima de oito toneladas, também com recursos do Feaper, que será utilizado no transporte dos produtos da Agroindústria.

O presidente da Emater/RS destacou o empreendedorismo dos agricultores. “Esse projeto só deu certo porque os agricultores tiveram esperança, acreditaram e trabalharam para isso. Buscaram o apoio de que precisavam e nós, Emater, ficamos muito felizes em contribuir. Nossa Instituição busca levar renda e desenvolvimento para o campo, com trabalho e dedicação”, frisou Kuhn.

Também foi entregue, pelo secretário da SDR, o Certificado de Inclusão da Agroindústria Aipim Real no PEAF e também a autorização para utilizar o Selo Sabor Gaúcho nos rótulos dos produtos do empreendimento. Minetto frisou o trabalho desenvolvido pelos agricultores. “Essa conquista é mérito dos agricultores que lutaram por ela, foram em busca das parcerias necessárias para conseguir realizar esse projeto. Parabéns a todos”, destacou o secretário, que também frisou o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar. “Não existe no Estado outra entidade que tenha a capilaridade da Emater que está presente em quase todos os municípios e, estando a Emater, o poder público estadual também está presente”, lembrou o secretário.

Após o ato de inauguração, o público presente pode conhecer as instalações da Agroindústria Aipim Real e ouvir o relato dos empreendedores sobre o processo de beneficiamento da mandioca.