Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 06/11/2020 15:09
Por: Redação

Bombeiros Voluntários de Sobradinho suspendem operações de transporte de água

Em reunião na noite de quinta-feira (05), os Bombeiros Voluntários de Sobradinho decidiram pelo cancelamento de todas as operações de transporte de água. Segundo o presidente, Rudinei de Lima, em contato prévio com a Corsan, a corporação foi informada de que nos próximos dias deverá responder a um questionário feito por um responsável químico da companhia, o qual exige que os tanques de transporte de água sejam de inox com toda a higienização a fim de garantir a qualidade da água transportada.

Conforme os bombeiros, a Corsan informou que vai procurar as prefeituras e fazer um acerto financeiro com base na quantidade de água distribuída, pois a companhia também precisa prestar contas da água tratada que sai de seus reservatórios. Segundo Rudinei, a corporação não mais atenderá a demanda, uma vez que seu principal caminhão não possui tanque inox, não há convênio ou verba complementar que banque as despesas com manutenção e combustível para o serviço. Além disso, a corporação não dispõe de efetivo suficiente de escala para as operações.

Na região, durante a estiagem do início do ano, algumas prefeituras compraram tanques próprios, porém, até agora as demandas de abastecimento foram repassadas aos Bombeiros Voluntários. Em outubro, a corporação de Sobradinho distribuiu 34 mil litros de água em operações de abastecimento.

Já os Bombeiros de Arroio do Tigre distribuíram 45 mil litros. Atualmente já há pedidos de água registrados em Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Sobradinho e Passa Sete.

Em Sobradinho, os pedidos de água potável estavam vindo das famílias que invadiram um terreno da Prefeitura entre os Bairros Pinhal e Vera Cruz, e de um loteamento onde os terrenos estariam em processo de legalização no Bairro Quinca.