Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 16/09/2020 13:03
Por: Redação

Corede Vale do Rio Pardo promoveu assembleias microrregionais da Consulta Popular

No próximo dia 28, às 14 horas, acontecerá a Assembleia Geral do COREDE Vale do Rio Pardo para definição final dos projetos definidos pela região Centro e pelo Baixo Vale do Rio Pardo, que constarão das cédulas de votação.

Com a coordenação do Presidente do COREDE Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, ocorreu nesta quarta-feira (16), a Assembleia Pública Micro Regional do COREDE Vale do Rio Pardo para o Centro Serra. Ao dar a informação o Deputado Adolfo Brito, Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa confirmou que a durante reunião virtual, coordenada pelo presidente do COREDE Heitor Petry, foram indicados os 5 Projetos prioritários para serem votados na Consulta Popular 2020, que são:

Projeto 07 - Fortalecimento das Diretrizes e Ações Voltadas a Prevenção do Êxodo Rural e da Agricultura Familiar; Projeto 09 - Fortalecer e Fomentar a produção, industrialização e comercialização da Agricultura Familiar; Projeto 23 - Programa Gestão e Sustentação do Solo; -Projeto 24 - Fomento a Agroecologia e Produção Orgânica; e Projeto 26 - Adequação a Legislação para a Construção de Açudes, Reservatórios e Bebedouros. Os delegados que representarão a Região Centro Serra, serão: Adriano Dreher, Giovani Vielmo e Samuel Beilke.

Já os 5 projetos prioritários do Baixo Vale do Rio Pardo são: Projeto 07 - Fortalecimento das Diretrizes e Ações Voltadas a Prevenção do Êxodo Rural e da Agricultura Familiar; Projeto 09 - Fortalecer e Fomentar a produção, industrialização e comercialização da Agricultura Familiar; Projeto 11 - Qualificação e Desenvolvimento do Turismo no Vale do Rio Pardo; -Projeto 23 - Programa Gestão e Sustentação do Solo; e Projeto 24 - Fomento a Agroecologia e Produção Orgânica. Conforme o Deputado Brito, os delegados escolhidos, que representarão o Baixo Vale do Rio Pardo, serão: Lauro Gomes, Silvane Frantz, Aline Inês Haag, Iris Ziani e Ana Cláudia Miotto. A Assembleia Pública Virtual contou com a presença de 48 participantes.

No próximo dia 28, às 14 horas, acontecerá a Assembleia Geral do COREDE Vale do Rio Pardo para definição final dos projetos definidos pela região Centro e pelo Baixo Vale do Rio Pardo, que constarão das cédulas de votação. Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. Este ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).