Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 04/12/2019 14:47
Por: Redação

Quarto incêndio em estufa de tabaco na atual safra no Centro Serra foi registrado em Lagoa Bonita

A estufa, modelo comum, pertencente a Gilson Bernardini, estava carregada com 380 varas, cerca de 20 arrobas de fumo.

  • Incêndio ocorreu em Lagoa Bonita. Fotos: Bombeiros Voluntários

O quarto incêndio em estufa de tabaco na atual safra no Centro Serra foi registrado na noite desta terça-feira (03), por volta das 20 horas, em Lagoa Bonita Baixada. A estufa, modelo comum, pertencente a Gilson Bernardini, estava carregada com 380 varas, cerca de 20 arrobas de fumo. Foram utilizados pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho 2 mil litros de água na operação de rescaldo. O proprietário não possuía seguro.

Os Bombeiros alertam sobre a revisão e manutenção das estufas, salientando ser importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A limpeza da estufa também é essencial. Canos furados ou com fuligem, também representam um grande risco. A tecedeira também precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo nas varas.

O apuro na secagem também deve ser observado, onde os produtores devem controlar a intensidade de calor no forno. Em caso de incêndio, o produtor deve fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar o fogo, energia elétrica deve ser desligada, e os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares também devem ser desconectados. Em hipótese alguma se deve jogar água na fornalha e nem quebrar o telhado. Ao chamar os bombeiros, peça que alguém fique na beira da estrada para guiar rapidamente a equipe até o local do incêndio. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atendem pelo número 9 97-193-193.