Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 30/03/2021 12:11
Por: Redação

Sobradinho adquire mil testes para Covid-19

A compra vai garantir mais rapidez nos exames, já que hoje o material enviado ao Lacen – Laboratório Central do Estado – leva vários dias para ter o resultado conhecido

  • Foto: divulgação

A Secretaria da Saúde de Sobradinho já recebeu o lote de mil testes de Covid-19, adquiridos pela prefeitura com recursos oirúindos de emenda parlamentar do deputado Marcdelo Moraes, do PTB.  A informação foi dada na manhã desta terça-feira (30) pelo prefeito Armando Mayerhofer.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ele esclareceu que os testes serão destinados apenas para os pacientes que consultarem num dos ESFs do município, e a critério do médico que vai definir quem fará ou não o exame de acordo com avaliação do quadro clínico do paciente.

A compra vai garantir mais rapidez nos exames, já que hoje o material enviado ao Lacen – Laboratório Central do Estado – leva vários dias para ter o resultado conhecido. Com isso, os pacientes suspeitos de Covid-19 não terão de esperar muitos dias e não correm o risco de disseminar a doença enquanto aguardam o resultado do exame. Os testes de antígeno comprados utilizam secreções nasais para a análise e o resultado sai no mesmo dia. Eles custaram 33 mil reais.