Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 30/12/2020 12:39
Por: Fabricio Ceolin

Legislativo de Sobradinho terá renovação de seis vereadores

Os vereadores Valdecir Bilhan – PTB, Jeferson Matana – PSB, e Maninho Freitas – PP, foram reeleitos e retornam em janeiro para novo mandato de quatro anos.

Dos nove vereadores da próxima Legislatura em Sobradinho, cinco foram eleitos para o seu primeiro mandato.  Iava Trevisan – PDT; Daniele Karnopp e Berê Nunes – PP; Gerson Schirmer e Helton Vendruscollo, ambos do MDB.

Procurado pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, o comerciante Janderson Dias Nunes – o Berê, 51 anos, eleito com 238 votos, disse que irá trabalhar em projetos para criação de uma cooperativa de reciclagem de lixo e focar também o seu trabalho na geração de empregos, habitação e saúde. Questionado como vai buscar conhecimento dos tramites legislativos, Berê disse que fará cursos e irá aprender dentro da própria Câmara. “O primeiro ano será um aprendizado”.. destacou o futuro vereador.

Já a microempresária Daniele Karnopp, 34 anos, formada também em Direito, eleita com 343 votos, pretende focar na área de proteção animal, bandeira na qual se elegeu. Segundo ela, também quer atender os anseios da população em geral. Outro foco da vereadora, será a busca de verbas para castrações de cães, e futuramente pretende buscar uma clínica para atendimento dos animais de rua. Quanto a experiência, quer buscar cursos que venham agregar ao seu trabalho.

O veterinário Gerson Schirmer – 66 anos, eleito com 484 votos, destaca que vai trabalhar com foco na área da Saúde, meio ambiente envolvendo o desenvolvimento sustentável, agricultura e o desenvolvimento econômico. Apensar de ter seus pilares de trabalho, Schirmer destaca que estará disponível em trabalhar em qualquer área em que possa ser solicitado, independentemente da posição partidária. Questionado sobre o preparo para assumir a cadeira no Legislativo, o vereador eleito ressaltou que está lendo materiais como as constituições, o que compete ao vereador, LDO e o Regimento Interno da Câmara. Lembrou também que participou do curso “fui eleito e agora?”, promovido pela Unisc em parceria com as Rádios Sobradinho e Jacuí, ministrado pelo professor Ricardo Hermany.

O bancário Helton Vendruscollo, de 52 anos, eleito com 323 votos, pretende dar andamento em conjunto com o Executivo ao projeto habitacional de construção de casas. Ele lembra que os recursos por parte do governo federal não estão liberados. Quer ainda trabalhar na busca de indústrias, projetos para comunidades rurais como agroindústrias e lutar por alternativas em termos de turismo. Vendruscollo lembra que isso também depende o engajamento da comunidade. Quanto a experiência no Legislativo, disse que tem estudado a constituição, observando os direitos de cada cidadão e dos deveres do vereador. Também quer buscar conhecimento com seus colegas mais experientes, e lembrou que cerca de 20 anos atrás já foi suplente de vereador, onde assumiu uma cadeira na Câmara em quatro sessões. 

A advogada Iava Trevisan, 26 anos, eleita com 436 votos, projeta seguir rigorosamente o regimento interno, que contempla funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas. Quer dar continuidade aos projetos de sua mãe Maxcemira Trevisan, como o Vereador Por Um Dia; Baile de Princesas e Casamento Comunitário. Como experiência, ela destaca seu conhecimento como advogada, e também Procuradora jurídica do município de Cerro Branco, trabalho ligado diretamente nas áreas política e jurídica. Questionada se pretende fazer cursos de formação, Iava diz que estes são fundamentais, principalmente para os vereadores iniciantes. Com a evolução tecnológica, ela acredita que muitos cursos podem ser feitos através da internet, evitando grandes deslocamentos. Ela também destaca que tem os professores dentro de casa, que são seus pais, os ex-vereadores Ivan e Max Trevisan.

No Legislativo de Sobradinho, também retorna o ex-vereador e ex-prefeito Miguel Vieira – PP, eleito com 605 votos, sendo o mais votado do último pleito eleitoral.

Já os vereadores Valdecir Bilhan – PTB, com 369; Jeferson Matana – PSB, com 303 votos, e Maninho Freitas – PP, com 223 votos, foram reeleitos e retornam em janeiro para novo mandato de quatro anos.