Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 14/03/2019 13:59
Por: Fabricio Ceolin

Número de casos de sífilis é assustador em Arroio do Tigre

A enfermeira recomendou a todas as pessoas, especialmente as que mantém mais de um parceiro sexual, que façam um teste rápido disponível gratuitamente nos postos de saúde.

  • Enfermeira Diana. Foto: Arquivo Pessoal

O número de casos de sífilis no município de Arroio do Tigre é considerado assustador pelos profissionais da saúde pública. Somente neste ano já foram diagnosticados 5 casos de gestantes com a doença. A informação foi revelada hoje pela enfermeira Diana Rauber Merguen da Secretaria da Saúde. Conforme ela, o diagnóstico ocorreu por meio dos exames de pré-natal.

No total, mais de 50 casos já foram notificados na rede pública de Arroio do Tigre. Segundo a enfermeira, esse número certamente é muito maior porque pode haver pessoas com a doença sem saber disso, ou casos que não foram notificados. Diana lembrou que a sífilis é transmitida por todas as relações sexuais não protegidas, e tem cura. Caso a doença não seja tratada com antibióticos, pode afetar órgãos importantes do corpo, e levar até a morte.

Os primeiros sintomas são formação de feridas arredondadas, surgimento de ínguas nas axilas ou pescoço e vermelhidão na pele, inclusive nas mãos. A sífilis pode ser congênita, ou seja, a mãe pode infectar o bebe durante a gravidez. Neste caso se não houver o tratamento, pode ocorrer o aborto ou a criança nascer com deficiência.

A enfermeira recomendou a todas as pessoas, especialmente as que mantém mais de um parceiro sexual, que façam um teste rápido disponível gratuitamente nos postos de saúde. Os dados do exame são mantidos em sigilo. Segundo o ministério da saúde, o número de casos  de síflis aumentou em todo país.