Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 04/01/2018 14:48
Por: Redação

Médico veterinário alerta para casos de Leishmaniose Canina

Segundo o médico veterinário trata-se de uma doença grave, que pode levar a óbito.

A Leishmaniose Canina – que pode ser transmitida para o homem – está sendo monitorada em Santa Maria. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o médico veterinário Edson Salomão abordou o tema, destacando que as pessoas devem ficar atentas, uma vez que se trata de uma doença grave, que pode levar a óbito.

Salomão conhece toda a região central, uma vez que exerceu atividades até a bem pouco tempo, na 8ª Delegacia Regional da Saúde, quando percorria com frequência os municípios do Centro Serra. Atualmente ele atende em sua clínica veterinária na cidade de Cachoeira do Sul.

Na entrevista de hoje, ele fez um alerta sobre o Javali – animal exótico que vem causando grandes prejuízos em propriedades na campanha, mas que pode também aparecer aqui na região serrana. O veterinário Edson Salomão aconselha que ninguém inicie uma criação do animal aqui, o que pode ser o começo de uma praga que facilmente sai do controle. O Javali, animal oriundo da Europa e Ásia, foi introduzido há algumas décadas para o esporte da caça, no Uruguai.

Algum tempo depois, se perdeu o interesse pelo esporte, enquanto também foi perdido o controle sobre a criação. Os animais, da família suína, se espalharam rapidamente pelo vizinho País e facilmente ganharam os campos do Rio Grande do Sul – onde hoje são considerados uma verdadeira praga, que destrói lavouras e ataca os outros animais, domésticos ou selvagens.