Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 12/01/2019 11:25
Por: redacao

Brigada Militar adota novas regras para repasse de informações à Imprensa

As informações agora são repassadas pelo Sistema de Comunicação Social da Brigada Militar, que gerencia as publicações de conteúdos que atendam seus públicos regionais segmentados, através de plataformas digitais oficiais da BM.

Uma nota de instrução datada de 1º de novembro do ano passado, assinada pelo então Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes, determinou procedimentos quanto a divulgação de dados e informações repassadas pela corporação à imprensa. As informações agora são repassadas pelo Sistema de Comunicação Social da Brigada Militar, que gerencia as publicações de conteúdos que atendam seus públicos regionais segmentados, através de plataformas digitais oficiais da corporação.

As informações são enviadas ao serviço de plantão no âmbito de cada Comando Regional, onde um servidor faz a apuração e edição, e num segundo momento, repassa um release aos veículos de imprensa. A nota de instrução, orienta que seja evitada a veiculação de informações que possam causar pânico à população em geral e que não preservem a identidade e a imagem das pessoas. Todo militar estadual poderá informar à imprensa dados a respeito de ocorrências e fatos operacionais dos quais tome conhecimento, limitando-se a repassar apenas as informações do fato. Posicionamentos institucionais deverão ser emitidos apenas pelo Comando.

A divulgação de dados a terceiros, relativos a fato policial em que a BM tenha participado, deverá revestir-se de características impessoais, evitando-se posturas, gestos e procedimentos que conduzam a uma interpretação de excesso de autoridade ou de falta de seriedade com a ocorrência, além de evitar temas que gerem polêmicas com outras autoridades ou órgãos. Se um profissional de imprensa estiver fazendo a cobertura de um episódio, a orientação é para que o Policial seja objetivo, restringindo-se apenas à narrativa do fato, conforme constatado pelo levantamento do local, sem emissão de juízos ou opiniões que possam induzir a imprensa a fazer entendimentos precipitados e conclusivos de fatos que ainda serão investigados.

Caberá ao Comandante competente, com responsabilidade sobre a área, onde aconteceu o evento operacional, ou ao militar por ele designado, a divulgação de informação a imprensa sobre o ocorrido. Quanto a entrevistas e difusão de informações, várias regras também foram impostas, além da padronização da divulgação de imagens. O acompanhamento da mídia em operações previamente agendadas, deverá ser precedido de autorização do comando, ficando também vedado o transporte de profissionais da imprensa em viaturas policiais quando no acompanhamento de ocorrências. A orientação, é de que a mídia deve ser encarada como instrumento formador de opinião pública, e em hipótese alguma pode a imprensa interferir em ações policiais.

Em situações extraordinárias, o comandante da Operação deverá atentar para a presença da imprensa no local da ocorrência, adotando todas as medidas necessárias de segurança, de modo a evitar riscos aos profissionais, sem restringir o direito de cobertura. Pela norma, é vedada ainda a ação de jornalistas junto às partes envolvidas em ocorrência policial, que se caracterizem em procedimentos ou comentários que exponham a privacidade dos envolvidos no fato, enquanto estes estiverem sob a custódia de policiais militares. Ficou determinado que o comandante responsável pela ação deve eleger um oficial de ligação para contatar com a imprensa, visando o fornecimento de dados informativos aos órgãos midiáticos presentes no local. 

Quanto a assuntos polêmicos ou de complexidade superior à mera narrativa de fatos deve ser encaminhada via canal de comando. Os Comandantes, Chefes, Diretores, Corregedor-geral e Ajudante-geral fiscalizarão os procedimentos contrários à Norma Informativa, praticados por Policial Militar subordinado, devendo adotar as medidas de apuração e responsabilização cabíveis, segundo legislação da Corporação.   A nova regra da corporação por vezes acaba dificultando o repasse de informações à imprensa, principalmente a mídia do interior do Estado, que diariamente busca informações de ocorrências nos quarteis da Brigada Militar.

No âmbito do 23º BPM, que abrange o Centro Serra, o Comando Regional da Brigada Militar criou um grupo de imprensa que repassa informações via WatsApp, do qual fazem parte, integrantes do departamento de notícias das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, porém são poucos os releases oriundos do Centro Serra postados neste canal de comunicação.