Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 26/02/2019 14:13
Por: redacao

Ente Friuli Nel Mondo vai promover mais dois intercâmbios com a Itália

Intercâmbios ocorrem este ano.

  • Gemona del Friuli - Cidade onde ocorre o LAB 2019. Foto: divulgação
  • Palazzo Florio - Udine.  Foto: divulgação

O Ente Friuli Nel Mondo, com o apoio da Universidade de Udine, Universidade Católica de Milano, Comune de Gemona e da Região do Friuli, está promovendo a 57ª edição do Laboratório Internacional da Comunicação. Serão mais de três semanas de estadia na cidade de Gemona del Friuli, de 22 de julho a 14 de agosto, onde participantes de todo o mundo terão aulas de aprimoramento da língua italiana, literatura, cinema, história da Itália e da arte, além de oficinas de jornalismo e rádio, música, teatro e vídeo. As despesas com o curso, hospedagem e alimentação são custeadas pelo Ente e pelo Laboratório Internacional da Comunicação.

O candidato selecionado terá que arcar com as despesas da passagem área e do seguro saúde. As inscrições vão até o dia 14 de abril. Para se candidatar é preciso ser sócio do Fogolar Friulano de Sobradinho e participar das suas atividades; ter entre 20 e 50 anos, ser descendente de imigrante friulano (de qualquer geração) e ter conhecimento sobre a língua italiana. Mais informações e o edital completo aqui e em fogolarsobradinho@hotmail.com.

Outro intercambio com inscrições abertas é o “Valores, Identidade e Empreendedorismo”. O Ente Friuli Nel Mondo com a colaboração do Departamento de Estudo Humanístico e do Patrimônio Cultural, da Região Autônoma do Friuli, do Serviço dos Correligionários no Exterior e Integração dos Imigrantes, da Província de Udine e da Fundação Friuli promovem o intercâmbio no período de 14 de junho a 14 de julho na Universidade de Udine/Itália. Os 12 alunos selecionados terão uma imersão na cultura de empresas e no empreendedorismo da Itália.

O curso será desenvolvido em dois módulos: introdutivo e didático e o módulo estágio em “full time” realizado em empresas e instituições públicas italianas. Os candidatos selecionados receberão passagens de ida e volta, estadia, alimentação e seguro saúde totalmente grátis. Para a inscrição é preciso ter idade de até 35 anos, diploma de nível superior, ser descendente de imigrantes friulanos, ser sócio do Fogolar de Sobradinho e participar das suas atividades. Inscrições até 17 de março de 2019. Informações e edital aqui e em fogolarsobradinho@hotmail.com.

Por outro lado, as inscrições para a 2ª edição do Curso de Língua Italiana já estão abertas. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com o apoio do Fogolar Friulano de Sobradinho está oferecendo vagas para o Curso Italiano Básico I com aulas às segundas-feiras à noite, e o Curso Italiano Básico II com aulas nas sextas-feiras à noite no Campus de Sobradinho. As inscrições vão até o dia 11 de março no site www.unisc.br ou na secretaria da universidade. Há descontos progressivos conforme o número de participantes.