Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Assistência Social 25/07/2017 13:59
Por: Redação

CRAS Nascer do Sol e EMATER implantam o “Projeto Horta Comunitária”

Projeto pretende nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como o acompanhamento de famílias, através do PAIF.

O CRAS Nascer do Sol de Sobradinho, em parceria com o Escritório Municipal da EMATER, implantou o “Projeto Horta Comunitária”, que pretende nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como o acompanhamento de famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.

Além de atividades práticas com o facilitador Diego da Silva, os participantes também recebem orientações, através das rodas de conversa com assistente social e psicólogo do CRAS. Nesta segunda-feira (24) o representante da AFUBRA, Marco Salvati, fez a entrega de ferramentas − doadas pela entidade −, para facilitar o manejo e viabilizar o andamento do cronograma planejado. As atividades na horta ocorrem em segundas-feiras no turno da tarde e contam, atualmente, com 15 participantes. Já a equipe se reúne quinzenalmente para planejamento e avaliação das ações.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Saionara Soder, além de oferecer a oportunidade de cultivar e consumir alimentos orgânicos e saudáveis, a horta comunitária estimula a educação alimentar e ambiental, e ainda funciona como um grupo de convivência e cooperação fortalecendo vínculos sociais e de amizade entre os participantes.