Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 27/06/2020 12:00
Por: Redação

Comissão de Agricultura propõe auxílio de 10 milhões de reais para redes de água e poços artesianos

A proposta foi aprovada pela unanimidade durante reunião ordinária dos parlamentares da Comissão.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, apresentou uma proposta prevendo a destinação de R$ 10 milhões para a perfuração de poços artesianos e construção de redes de água aos municípios. A proposta foi aprovada pela unanimidade durante reunião ordinária dos parlamentares da Comissão. Brito destacou o fundamental apoio recebido dos membros da Comissão durante a reunião.

Por sugestão do vice-presidente, deputado Vilmar Zanchin, membros da Comissão poderão participar da Reunião da Mesa Diretora da Assembleia para defender a proposta, cuja análise deverá ocorrer na próxima semana. Segundo Brito, houve avanços a fim de apoiar os produtores rurais que enfrentam dificuldades de abastecimento de água, especialmente em períodos de estiagem, tal qual ocorreu no biênio 2019-2020.

A Comissão de Agricultura está realizando um esforço conjunto com os Secretários de Agricultura, Covatti Filho, e de Obras Públicas, José Stedile, junto com a Superintendente da Funasa, Karla Rech, para que mais recursos sejam direcionados para a perfuração de poços artesianos, construção de redes de água e açudes. Na reunião anterior, ficou definida, também, a participação do Exército Brasileiro. Já o deputado Elton Weber, relator da Subcomissão de Irrigação, informou que o relatório está em fase de conclusão, e que em breve será apresentando o resultado do trabalho para o plenário da Comissão.