Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 06/02/2020 14:10
Por: Redação

Secretaria Estadual da Saúde estuda autorizar serviços do SUS no Hospital Dr. Homero

Além de Sobradinho, o atendimento se estenderia aos municípios de Ibarama, Passa Sete, Segredo e Lagoa Bonita do Sul, totalizando uma população estimada de 35 mil pessoas.

  • Gestores buscam atendimento pelo SUS no Hospital Dr Homero de Lima Menezes, de Sobradinho. Foto - Marília Bissigo - Divulgação SES
  • Nilo Wietke.  Foto: Jorge Foletto

Prefeitos e vice-prefeitos da região de Sobradinho estiveram na Secretaria Estadual da Saúde nesta quarta-feira (5) para dar início às negociações de possível prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Dr. Homero de Lima Menezes, em Sobradinho. Na ocasião, a secretária Arita Bergmann disse que pretende atender à população e vai trabalhar junto para levar serviços de saúde mais próximos das pessoas.

A ideia é oferecer consultas, exames e cirurgias em especialidades não cobertos pelo outro hospital do município, o São João Evangelista. Será avaliada a possibilidade de prestar cirurgias eletivas de média complexidade, como hernias, retirada de vesícula e varizes, por exemplo, e a linha de cuidado de oftalmologia. Além de Sobradinho, o atendimento se estenderia aos municípios de Ibarama, Passa Sete, Segredo e Lagoa Bonita do Sul, totalizando uma população estimada de 35 mil pessoas.

Arita Bergmann destacou que “as cirurgias eletivas têm muita demanda reprimida no Estado”. Para que um hospital seja credenciado a atender pelo SUS, é necessário que seja realizado um remanejo de recursos públicos para atender a essa demanda.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o secretário municipal da Saúde, Nilo Wietzke, disse que a secretária gostou da proposta apresentada, mas quer mais detalhes sobre os tipos de cirurgias que o Hospital se propõe a fazer em Sobradinho. Conforme ele, para Sobradinho e demais municípios este convênio seria muito importante, pois isso evitaria a necessidade de transportar os pacientes que hoje são levados para Portão, onde este tipo de cirúrgicas são feitas. A Fundação Dr. Homero de Lima Menezes possui capacidade instalada, alvará regular e liberação da vigilância sanitária. Hoje, o Hospital Dr. Homero atende por meio de convênios e particulares.