Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 28/12/2019 11:30
Por: Redação

Passa Sete registra mais um incêndio florestal

As chamas atingiram cerca de dois hectares e meio.

Mais um incêndio florestal ocorreu no município de Passa Sete. Desta vez, um mato de eucaliptos incendiou na propriedade de Gustavo Paulus. As chamas atingiram cerca de dois hectares e meio. Os bombeiros de Sobradinho foram acionados, e utilizaram 3.500 litros de água para controlar as chamas. Eles contaram também com ajuda de moradores, e de uma retroescavadeira da prefeitura. Os Bombeiros destaca que “essa época do ano é considerada a mais crítica devido ao período de estiagem e a baixa umidade do ar associada ao calor intenso”.

Por isso, alertam a população sobre os riscos das queimadas e suas consequências. Segundo a Corporação, a causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas florestais é a ação humana. Ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens, para promover a queima da alta vegetação ou de amontoados de lixos. Apesar de costumeira, a ação é ilegal.

O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo a Legislação, provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa. O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193 aceitando também chamadas de voz via WhatsApp.