Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 24/01/2019 14:02
Por: redacao

Secretários da saúde de Sobradinho e Arroio do Tigre participaram de reunião em Porto Alegre

Em pauta, a apresentação do plano de educação permanente do Estado, além da nota técnica informativa a respeito do combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

  • Reunião dos Secretários de Saúde. Foto: divulgação
  • Veridiana e Nilo. Foto: divulgação

Os secretários municipais de Saúde: de Sobradinho, Nilo Wietzke e de Arroio do Tigre, Veridiana Limberger participaram na manhã desta quarta-feira (23), no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Em pauta, a apresentação do plano de educação permanente do Estado, além da nota técnica informativa a respeito do combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Na ocasião, a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, sinalizou a liberação de recursos para as vigilâncias municipais visando o combate ao mosquito. Na sequência, foi emitida a nota técnica do pré-natal, que corrige as referências nas regiões. No período da tarde, eles participaram da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Oportunidade em que foi entregue para a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o Relatório Situacional da Saúde no Rio Grande do Sul: “Saúde que Queremos”. O material foi produzido pelo Conselho e trata-se de uma análise das prioridades a serem consideradas por parte do Governo, de acordo com o maior ou menor impacto na saúde da população.

Nesta quinta-feira (24), o secretário Nilo Wietzke participou de reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB. Entre os temas em destaque está: Plano Estadual de Educação Permanente (ESP); Nota Técnica Informativa sobre o combate ao Aedes (CEVS); Nota técnica do Pré-natal; Projeto Teleoftalmo – Olhar Gaúcho; Nota técnica sobre as Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas; Realocação de leitos de saúde mental. Ainda em Porto Alegre, Nilo Wietzke e o prefeito em exercício, Armando Mayerhofer, participarão de audiência da FAMURS, que tratará sobre a área da Saúde.