Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 29/12/2018 11:32
Por: redacao

Área de soja plantada vem aumentando na região Centro Serra

Entre Vila Progresso e Linha Paleta, a família Redin tem se destacado na cultura.

A área de soja plantada vem aumentando na região Centro Serra.  Entre Vila Progresso e Linha Paleta, a família Redin tem se destacado na cultura. Mantendo cerca de 800 hectares plantados na região de Arroio do Tigre, Salto do Jacuí e Jacuizinho, o plantio já encerrou e estão sendo aplicados agora os fungicidas. Conforme Dângelo Redin, em entrevista ao repórter Fabricio Ceolin, veiculada nesta sexta-feira (28) no Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, a atual safra começou com replante e fungo de solo devido a umidade, o que prejudicou a germinação.

Já, Ramiro Redin, destaca que a safra na região contribui com a geração de empregos, lembrando que em sua granja, atualmente, há 10 funcionários. Questionado sobre as polêmicas que envolvem os venenos nas lavouras de soja que acabam atingindo outras áreas e culturas, Ramiro avaliou que todo cuidado é preciso, e que realmente, por vezes, acontece da deriva levar o veneno, mas disse que geralmente a polêmica é maior do que o dano. Lembrou que existe um rigoroso controle de embalagens dos venenos que sempre são devolvidas as empresas fornecedoras.

O agricultor ressaltou que a expectativa de mercado é boa para este ano, porém o alto custo de produtividade que integra insumos e combustíveis acabam gerando muitas despesas.  A colheita de soja na Granja Redin deverá começar a partir de 15 de março e a expectativa dos proprietários é de colher de 60 a 65 sacas por hectare plantado. 

  • Ouvir áudio disponível: