Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 12/11/2018 14:40
Por: redacao

Secretarias da Saúde e Obras promovem atividades integrando o Programa Saúde do Trabalhador

Conforme a enfermeira Luciana, neste primeiro momento estão sendo atendidos 62 funcionários, com ações individuais e coletivas.

  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

A Secretaria da Saúde de Sobradinho, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta segunda-feira(12) uma série de atividades integrando o Programa Saúde do Trabalhador. Pela manhã, a enfermeira Luciana Puhlmann e a técnica em enfermagem, Rosemari Teresinha Couto, estiveram no Almoxarifado da Prefeitura, fazendo a aferição da pressão arterial, teste rápido de glicose e aplicando um questionário sobre a condição atual de saúde dos funcionários da Secretaria de Obras.

Conforme a enfermeira Luciana, neste primeiro momento estão sendo atendidos 62 funcionários, com ações individuais e coletivas. Na oportunidade, também estão sendo feitos encaminhamentos e distribuição de material informativo, uma vez que a intenção é analisar o trabalhador com um todo. Luciana adianta que o Programa terá sequência no próximo ano, a fim de conscientizar quanto a importância da prevenção e promoção do cuidado com a saúde do trabalhador. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 14, 19, 20 e 21 de novembro.

O Programa Saúde do Trabalhador baseia-se nos princípios da universalidade, equidade e integralidade, tendo como perspectiva o controle social das políticas e dos serviços de atenção à saúde dentro do SUS. Prestando atendimento de ordem ética e legal aos trabalhadores e trabalhadoras do município, visando aos aspectos da legislação brasileira, comportamento humano e suas implicações na qualidade do trabalho, enfatizando a responsabilidade do empregador pela saúde e a segurança de seus empregados.

Conforme o secretário de Saúde, Nilo Wietzke, o principal objetivo é promover e proteger, bem como recuperar e reabilitar a saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos oriundos das condições de trabalho.