Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 17/04/2019 14:18
Por: Redação

Duplica 287 irá ouvir especialistas para alinhar discurso para audiência pública

Durante a reunião, os integrantes do movimento chegaram a um consenso de que é necessário escutar no dia 22 de abril, em Santa Cruz, dois especialistas.

O Movimento Duplica 287 esteve reunido nesta terça-feira (16), em Candelária, para debater sobre o projeto de concessão da RSC-287, que foi colocado em consulta pública. Durante a reunião, os integrantes do movimento chegaram a um consenso de que é necessário escutar no dia 22 de abril, em Santa Cruz, dois especialistas. Um deles é o diretor-presidente da CCR Viasul, Roberto de Barros Calixto, e o outro o professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Luiz Afonso dos Santos Senna.

Os dois profissionais participarão de um painel no Hotel Águas Claras. De acordo com um dos integrantes do movimento e presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, Lucas Rubinger, durante essa reunião muitas dúvidas serão esclarecidas e se espera chegar a um consenso definitivo. Ainda conforme Rubinger, a tendência é de que as sugestões feitas pelo Governo do Estado sobre a concessão da RSC-287 sejam aceitas na íntegra pelo movimento.

A duplicação da RSC-287 está posta e, segundo Rubinger, agora cada região começa a olhar para si, solicitando demandas. O Governo do Estado anunciou que uma audiência pública está marcada para o dia 6 de maio, em Santa Maria, para tratar sobre a rodovia. O projeto de privatização da RSC-287 inclui a duplicação dos trechos urbanos em cinco anos e a extensão total em 11 anos. Serão investidos R$ 2,2 bilhões.

Conforme o estudo de concessão, o teto do valor para os pedágios ficaria em R$ 5,90. Agora, o projeto será discutido em consulta pública durante 30 dias, para só depois o edital ser divulgado, o que está previsto para o segundo semestre. Quem quiser participar da discussão, pode participar da consulta pública dia 6 de maio; em discussões regionais com o apoio de políticos, que ocorrem nos dias 29 de abril em Santa Maria e dia 13 de maio em Santa Cruz do Sul; e ainda enviar as sugestões para email consulta287@selt.rs.gov.br.