Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 05/01/2021 14:04
Por: Redação

Rádios Sobradinho e Jacuí apresentam tradicional Programa de Terno de Reis nesta quarta-feira

Segundo o pároco – Padre Gelso Bernardy, que também é um dos diretores das duas rádios, o cenário será muito bonito, pois na matriz está instalado um presépio que remete a história dos Três Reis Magos e a Sagrada Família de Nazaré

  • Foto: Isabel/Casa da Cultura
  • Foto: Isabel/Casa da Cultura

A tradicional apresentação de Terno de Reis promovida pelas Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, integrando e fechando o Natal das Estrelas de Sobradinho, será nesta quarta-feira (06), a partir das 20 horas. Sob o comando do radialista Omar Stecker – O Peão do Rio Grande, devido a pandemia e restrições do Coronavírus apenas três ternos irão se apresentar – De Ibarama – Natan e Naiane, de Passa Sete: Rival, Soleni e Generi, e de Lagoa Bonita – Marconi, Sidnei e Severo. Stecker destaca que, além do tradicional canto de reis, os músicos irão apesentar músicas que são tocadas quando o terno entra nas residências e confraterniza com as famílias. Sobre a história, o apresentador lembra que sempre foi um evento apresentado com exclusividade pelas emissoras, que acompanha a tradição há mais de 40 anos. Lembrou ainda dos primeiros ternos formados pelas famílias Stecker, Ceolin e Furlan. Todos os anos, um grande público se reunia na Praça Três de Dezembro para ouvir os conhecidos versos de entrada, e retirada de cada terno.

Devido a pandemia, o Programa Especial Terno de Reis, poderá ser acompanhado ao vivo pelas Rádios Sobradinho e Jacuí, além de Live na página das emissoras. Este ano, a transmissão será feita pela primeira vez na história direto do altar da Matriz Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo o pároco – Padre Gelso Bernardy, que também é um dos diretores das duas rádios, o cenário será muito bonito, pois na matriz está instalado um presépio que remete a história dos Três Reis Magos e a Sagrada Família de Nazaré.

O canto de Ternos de Reis, foi trazido pelos portugueses, ainda durante o Brasil Colônia, chegando ao Centro Serra pela região de Cerro Branco, e têm milhares de admiradores. Um canal de comunicação através de WhatssApp estará disponível aos ouvintes, sendo que todos os anos as Rádios Sobradinho AM Jacuí FM recebem manifestações de várias cidades de todo o País e algumas, até mesmo, do exterior.