Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 20/02/2020 14:27
Por: Redação

Projeto prevê captação de água do Rio Jacuí ou Jacuizinho para abastecimento de Arroio do Tigre

Já estão sendo feitas coletas de água dos rios Jacuí e Jacuizinho para análise que irá definir em qual deles a estação será instalada.

O município de Arroio do Tigre será um dos beneficiados com a construção de uma estação de tratamento de água compacta. A informação foi dada nesta quinta-feira (20), durante o Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, pelo prefeito Marciano Ravanelo que esteve reunido ontem com a direção da Corsan em Porto Alegre, onde foi feito o anúncio. Segundo ele, com isso o município passaria a captar água de um dos rios que atravessam seu território. 

O prefeito explicou que a companhia decidiu implantar 30 novas ETAs compactas no Estado, e incluiu Arroio do Tigre na lista. De acordo com Marciano, esta será a solução definitiva para os problemas de abastecimento de água que Arroio do Tigre vem enfrentando nos últimos anos. Ele lembrou que já estão em fase de instalação cinco novos reservatórios no município, que vão dobrar a capacidade de armazenamento de água, mas que só isso não seria o suficiente para o longo prazo. Já estão sendo feitas coletas de água dos rios Jacuí e Jacuizinho para análise que irá definir em qual deles a estação será instalada.

O prefeito explicou que por se tratar de um equipamento compacto, a construção é rápida e poderá estar concluída ainda antes do próximo verão. Ele acrescentou que a água após bombeada e recalcada, chegará até a cidade através de uma adutora que também precisa ser construída.  Isso está previsto no contrato assinado entre a administração e a Corsan e serve como garantia para que a obra de fato venha ser executada. Os custos segundo o prefeito, serão a cargo da Corsan.