Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 21/11/2018 14:01
Por: redacao

Médicas Cubanas, por enquanto, continuam trabalhando em Sobradinho

Sobradinho vai se inscrever no novo edital aberto pelo Governo Federal para receber novos profissionais, após a saída das Cubanas.

  • Secretário Nilo Wietzke. Foto: arquivo

As duas médicas cubanas que atuam em Sobradinho, pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, ainda estão trabalhando, mesmo após o rompimento do contrato pelo Governo Cubano. A informação foi dada nesta quarta-feira (21) pelo secretário municipal da Saúde, Nilo Wietzke. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele disse que as profissionais cubanas ainda estão aguardando orientações sobre o embarque.

Enquanto isso não acontece, elas continuam trabalhando. O secretário confirmou que Sobradinho vai se inscrever no novo edital aberto pelo Governo Federal para receber novos profissionais, após a saída das Cubanas. Nilo Wietzke disse que não há, no entanto, nenhuma garantia de que haverá inscritos para trabalhar no município.

Se não interessados, a prefeitura não terá condições financeiras de contratar novos médicos por conta própria, e vai remanejar os médicos que já atuam nos ESFs, alternando os horários de atendimento nas unidades. Na região Centro Serra, além de Sobradinho, Arroio do Tigre também conta com dois médicos cubanos. Os demais municípios contam com um profissional. Para o Rio Grande do Sul foram abertas 630 vagas.