Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 19/01/2019 11:03
Por: redacao

Ibarama sediou o 4º módulo do Curso de Vitivinicultura

O curso contou com a participação de 30 pessoas da região de Soledade e o apoio do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Raul Ben, e o Assistente Técnico Regional da Emater de Soledade. Vivairo Zago.

  • Curso de Vitivinicultura. Foto: divulgação/Emater
  • Curso de Vitivinicultura. Foto: divulgação/Emater

O 4º módulo do Curso de Vitivinicultura foi realizado na propriedade de Ari Schavetock, em Lajeado da Gringa, interior de Ibarama. Na ocasião, foram tratados assuntos referentes a vinificação, abordando todo o processo de elaboração de vinho, realizando na prática a seleção e a pesagem da uva; verificação do grau Brix e Babo; moagem; uso de metabissulfito de potássio; chaptalização - prática enológica, que consiste em corrigir a deficiência do teor de açúcar dos mostos através da adição de sacarose; adição de ativador de fermentação e leveduras.

O curso contou com a participação de 30 pessoas da região de Soledade e o apoio do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Raul Ben, e o Assistente Técnico Regional da Emater de Soledade. Vivairo Zago. O evento foi coordenado pelo Escritório Municipal da Emater de Ibarama, com o apoio da Sicredi e Prefeitura Municipal. Estão previstas ainda mais duas etapas do curso. A próxima será terça-feira, dia 29, quando estará na pauta a descuba do vinho - operação enológica que consiste na separação da parte sólida da uva (casca e semente) do mosto. A descuba determina o fim do período de maceração na vinificação em tinto.