Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 16/05/2018 14:05
Por: Redação

Administração do Hospital São João Evangelista garante que não há risco de fechar as portas

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele também negou que esteja havendo falta de medicamentos e material para atendimento dos pacientes.

O Hospital São João Evangelista – Unidade de Sobradinho – não vai fechar as portas. A afirmação é do assistente administrativo da instituição, Alex Schafer. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele também negou que esteja havendo falta de medicamentos e material para atendimento dos pacientes. Na entrevista, Schafer reconheceu que a situação da casa de saúde é difícil, mas que estes comentários não têm nenhum fundo de verdade.

Ele revelou que o atraso no pagamento dos salários persiste, e que neste mês isso vai se repetir. A folha tem sido quitada após o dia 25 de cada mês. No entanto, garantiu que o atendimento aos pacientes não está sofrendo nenhum prejuízo por conta das dificuldades financeiras do Hospital. Entre os motivos apontados pelo assistente administrativo estão os atrasos nos repasses dos governos Estadual e Federal, e a defasagem na tabela do SUS.

Sobre o pedido de mais prazo para a adequação do Hospital São João Evangelista para implantação da referência em partos pelo SUS, Schafer disse que a obra está em andamento, mas, que por conta da falta de recursos houve atraso. Para ele, não foi um erro o Hospital de Sobradinho buscar a habilitação para este serviço, mesmo diante da atual situação, uma vez que a sua implantação vai garantir o aporte de mais recursos.

Conforme Alex Schafer, neste momento, está sendo feito um levantamento aprofundado com o auxílio de um Consultor Externo, que apontará todas as causas da crise financeira, bem como, possíveis alternativas para superá-la. O dirigente pediu apoio da comunidade, e lembrou que em outros municípios, hospitais filantrópicos enfrentam crises muito piores, alguns, inclusive já tendo fechado suas portas.

O Hospital São João Evangelista, de Segredo, assumiu a administração do antigo Hospital Sebastiany, de Sobradinho, em setembro de 2017. Esta fusão garantiu o status de filantropia para o Hospital de Sobradinho, que até então era uma entidade particular. Na época, isso foi considerada uma estratégia para reduzir as despesas, já que as entidades filantrópicas são isentas de alguns impostos. O levantamento da situação financeira do Hospital São João Evangelista – unidade de Sobradinho – deverá estar concluído até o final deste mês.