Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 26/05/2020 14:01
Por: Redação

Atuação dos Conselhos Municipais de Educação frente à pandemia é tema de reunião

O Conselho Municipal de Educação e a secretaria Municipal de Educação de Sobradinho, participaram hoje de uma teleconferência com  a coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS (UNCME), Fabiane Bitello Pedro. O encontro, online, ocorreu esta manhã e contou com grande participação da comunidade escolar de Sobradinho, dos municípios da região Centro Serra, bem como, de outras cidades por meio de uma transmissão ao vivo na página do Conselho no Facebook.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobradinho, Catieli Bonelli, o encontro teve o objetivo de explanar sobre o Parecer do Conselho Nacional, que trata sobre a reorganização dos calendários escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19 e também serviu esclarecer dúvidas. A definição sobre a volta às aulas nas redes pública e privada do Rio Grande do Sul deverá ser anunciada amanhã.

O governador Eduardo Leite informou que o anúncio será feito em conjunto com a apresentação dos mais recentes dados encontrados na pesquisa da Universidade Federal de Pelotas sobre a prevalência do coronavírus na população gaúcha. A reabertura das escolas estará condicionada à execução dos protocolos estipulados pelo governo, à bandeira de classificação definida em cada cidade, bem como a autorização dos municípios.

A definição dos protocolos, assim como a decisão sobre o retorno às aulas, é do governo do Estado e das prefeituras. O Palácio Piratini já havia determinado que as aulas presenciais na rede pública estadual fossem interrompidas, no mínimo, até junho. Para permitir que isso ocorresse, o recesso de inverno, normalmente em julho, foi antecipado para maio.

A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021.