Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 21/07/2020 14:00
Por: Fabricio Ceolin

Regras da bandeira laranja valem para região a partir desta terça-feira

As novas bandeiras entraram em vigor hoje (21) e valem até a meia noite da próxima segunda-feira (27).

Após colocar 90% do Estado sob bandeira vermelha na sexta-feira (17), no mais grave alerta de risco da pandemia, o governador Eduardo Leite divulgou ontem (20) um mapa bem menos restritivo. Ao ingressar na 11ª semana de distanciamento controlado, o Piratini estipulou ressalvas a apenas 8 das 20 regiões. O novo cenário mostra uma situação paradoxal. Até semana passada, o Rio Grande do Sul tinha 10 territórios sob bandeira vermelha, com 76% de ocupação das UTIs. Agora, com esse índice subindo para 78% e um discurso cada vez mais enfático das autoridades, caiu o número de regiões em alerta crítico para contaminação por coronavírus.

O anúncio da classificação definitiva dentro do modelo de Distanciamento Controlado na sua 11ª rodada, foi divulgado no final da tarde de ontem (20), após a análise dos recursos apresentados pelos municípios. Cachoeira do Sul – sede da microrregião 27 – apresentou recurso com argumento de que o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) estava com internações de pacientes até de fora da microrregião. Sobradinho e Segredo também apresentaram recurso, aceito pelo Gabinete de Crise do governo do Estado.

Com isso, a microrregião 27 que engloba também os municípios de Ibarama, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Lagoa Bonita, Passa Sete, Cachoeira do Sul, Caçapava, Cerro Branco, Encruzilhada e Novo Cabrais, volta para a bandeira laranja no distanciamento controlado.

No Centro Serra, Lagoão que pertence a região de Passo Fundo, deve obedecer as regras da bandeira vermelha, pois registou um óbito. Tunas também está em bandeira vermelha, mas cumpre os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, e pode adotar regras da bandeira laranja, desde que a prefeitura crie um regulamento local. As novas bandeiras entraram em vigor nesta terça-feira (21) e valem até a meia noite da próxima segunda-feira (27).