Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 20/06/2020 11:38
Por: Redação

Bombeiros Voluntários comemoram 20 anos com desfile em Sobradinho

Em 16 de junho de 2000, foi fundada oficialmente a entidade pelo vereador Adão Weber, sendo entregue em Sobradinho no dia 17 de agosto de 2002 um caminhão Mercedes Benz doado pela Alemanha.

  • História dos Bombeiros foi tema do programa de Sábado da Rádio Sobradinho. Foto - Jorge Foletto
  • Desfile ocorreu na manhã deste sábado. Foto - Marlon Fiuza
  • Adão Weber - Patrono dos Bombeiros. Foto - Fabrício Ceolin
  • Público aplaudindo o desfile. Foto - Eliana Weber
  • Foto - Eliana Weber

Os Bombeiros Voluntários desfilaram na manhã deste sábado (20) pelas ruas de Sobradinho, em comemoração aos seus 20 anos. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho completaram 20 anos de história no Centro Serra na última terça-feira (16). Ainda na segunda-feira (15), o grupo recebeu homenagens na Câmara de Vereadores, oportunidade em que também foi apresentado pelos Bombeiros um quadro que homenageia Adão Weber – criador da corporação.

Ele foi declarado, em vida, patrono do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho. Adão participou do Programa de Sábado da Rádio Sobradinho AM, onde contou a história do grupo que iniciou em março de 1997, quando foram feitas as primeiras tratativas para a formação do grupo com objetivo de trazer uma viatura da Alemanha, equipada para socorro veicular e combate a incêndio, a fim de atender Sobradinho e a Região Centro Serra. Em 16 de junho de 2000, foi fundada oficialmente a entidade pelo vereador Adão Weber, sendo entregue em Sobradinho no dia 17 de agosto de 2002 um caminhão Mercedes Benz doado pela Alemanha.

Hoje, a entidade dispõe de sede própria em terreno cedido pela Comunidade Evangélica de Sobradinho, 8 veículos, além de vasto material para as equipes de socorristas e brigadistas de incêndios. Conforme o presidente Rudinei de Lima, estava previsto um evento que marcasse a data, porém, devido às restrições da pandemia do coronavírus, não foi possível. As viaturas percorreram os bairros e Centro de Sobradinho, onde foram muitas pessoas foram vistas acenando e aplaudindo os Bombeiros. Agora a tarde, estão previstas atividades de treinamento, respeitando todas às regras de distanciamento e prevenção.

O atual presidente Rudinei de Lima, destaca o esforço de todos que já fizeram parte da entidade, e também o trabalho de doação e comprometimento dos membros voluntários, que honram o lema dos bombeiros - Salvar e Servir, sem desistir. Rudinei destaca ainda a trajetória do criador dos bombeiros voluntários de Sobradinho, agora patrono da entidade. “Não há outro nome. Se não fosse o trabalho e dedicação do Adão Weber, a corporação não existiria.

Por isso, esta homenagem e reconhecimento, ele precisava receber em vida”.. destacou o presidente dos Bombeiros. Um quadro em homenagem ao patrono, pintado pela artista plástica Rosecler Frantz, também foi levado pelas ruas da cidade.   O quadro ficará exposto na sede da corporação. Atualmente, os Bombeiros Voluntários atendem uma média de quatrocentas ocorrências anuais.