Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 26/03/2020 14:15
Por: Redação

Calendário de vacinação contra a febre aftosa está mantido

As vacinas devem ser adquiridas nas agropecuárias credenciadas até 14 abril. Já a apresentação das notas fiscais para comprovar a aplicação das doses, deve ser feita até 30 de abril.

O calendário de vacinação contra a febre aftosa está mantido. Foi o que disse nesta quinta-feira (26) o responsável pelas Inspetorias de Defesa Agropecuária de Sobradinho e Arroio do Tigre. Em entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, Pablo Athayde, disse que as vacinas devem ser adquiridas nas agropecuárias credenciadas até 14 abril. Já a apresentação das notas fiscais para comprovar a aplicação das doses, deve ser feita até 30 de abril.

Athayde destacou que as entidades que representam os servidores que atuam nas Inspetorias solicitaram a prorrogação dos prazos, como forma de evitar riscos de disseminação do coronavírus. O pedido, no entanto, não foi aceito pela Secretaria Estadual da Agricultura. Pablo Athayde explicou que, para evitar a circulação de pessoas, a apresentação das notas fiscais pode ser feita por e-mail ou WhattsApp. Para obter os números e outras informações os produtores podem ligar para o telefone 3742-1367, das 8 às 14 horas.

Ele recomendou que os criadores de animais cumpram com a obrigação, lembrando que esta será a última etapa de vacinação contra a aftosa, porque o Estado está se habilitando ao status de zona livre da doença Sem Vacinação. Com relação a quarentena Pablo Athayde disse que o serviço de inspeção sanitária não foi paralisado, já que os frigoríficos, abatedouros e agroindústrias continuam trabalhando.