Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 07/11/2019 14:03
Por: Redação

Audiência no Daer discute situação de estradas da região

  • Fotos: divulgação

O deputado Adolfo Brito participou de audiência nesta quarta-feira (06) no Daer com o Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luciano Faustino da Silva, e uma comitiva de lideranças da região Centro Serra, onde foram tratadas a situação de diversas estradas. Para os trechos das VRS entre Salto do Jacuí e Campos Borges, mais o acesso a Jacuizinho, a superintendência do Daer de Cruz Alta sugere a realização de um termo de cooperação com os municípios para que organize um atendimento de mutirão para uma operação de tapa-buracos.

Mesma sugestão que foi dada para a VRS-824 (vicinal que liga os municípios de Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos), onde os vereadores Deinner Mauer e Tiago Budke relataram a precariedade da estrada, principalmente no acesso a Alto Alegre e Fortaleza dos Valos, onde existe uma condição de perigo na curva do Schpiring, onde existe a necessidade de recuperação e ampliação de um bueiro, para o qual o Daer já afirmou que fará a aquisição da tubulação e os municípios irão executar a instalação e o respectivo aterro necessário.

Quanto a recuperação do trecho Paraíso do Sul a Agudo, na RSC-287, Faustino informou que existe um contrato de conserva, porém não existem recursos disponíveis no momento. Assim, o governo estuda a possibilidade de incluir este trecho na concessão da ERS-287, mas caso a Secretaria da Fazenda libere novos recursos, imediatamente a empresa contratada irá executar os trabalhos. Para a ERS-347, que liga os municípios de Segredo a Sobradinho, o Daer possui material asfáltico para aplicar em uma operação emergencial de tapa-buracos.

A superintendência do Daer de Cachoeira do Sul buscará apoio dos municípios para o empréstimo de um rolo compressor para realizar o trabalho. O trecho não pavimentado da RSC- 481, que liga Sobradinho - Lagoa Bonita – Cerro Branco, existe um termo de cooperação entre os municípios e o Daer pra transporte de materiais para cascalhamento, pois existe um contrato com uma empresa para realização deste serviço, porém existe o problema da falta de recursos. Luciano Faustino da Silva garantiu urgência para este atendimento.