Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 09/10/2020 13:52
Por: Redação

Mesários recebem treinamento para as eleições desse ano

Segundo Rafael Trindade, são 88 mesários que passaram pela capacitação.

Os mesários que irão trabalhar nas eleições 2020, passaram por um curso de capacitação. Em entrevista quinta-feira (08) ao programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, o chefe do cartório eleitoral revelou que foram divididas em 4 turmas, que passaram por um treinamento sobre o funcionamento de cada sessão, modo operante da urna eletrônica e até mesmo a solução de problemas técnicos com treinamento prático, assessorando assim, o eleitor da melhor maneira possível.

Segundo Rafael Trindade, são 88 mesários que passaram pela capacitação. Ele lembrou também que aqueles que fazem parte do grupo de risco foram substituídos pela Justiça Eleitoral. Trindade orientou o eleitor a levar a chamada “colinha” com o número do seu candidato. Salientou também a necessidade do uso obrigatório de máscaras, e quem puder, deve levar uma caneta. Devido a pandemia, a biometria foi desabilitada da urna, e a caneta de cada eleitor, será utilizada para a assinatura no caderno de votação.

Também haverá álcool gel para higienização. Os mesários foram orientados sobre algumas regras, como a presença de crianças na sessão eleitoral, as quais terão uma cadeira reservada para ficar até que seus responsáveis participem da votação. Rafael Trindade, lembrou ainda, que o eleitor pode usar camiseta, bandeira e adesivo de seu candidato, porém não pode é expressar sua posição, sendo aceito apenas a sua manifestação silenciosa. 

O chefe do cartório eleitoral de Sobradinho também lembrou que as pessoas que fazer parte do grupo de risco terão horário diferenciado para votar no dia 15 de novembro. Rafael Trindade ressaltou que o TSE determinou que este grupo vote preferencialmente até às 10 horas da manhã. Esse ano, a eleição será das 7 às 17 horas.