Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 15/01/2020 13:18
Por: Redação

Agroindústria Delícias da Colônia será inaugurada nesta sexta-feira em Arroio do Tigre

A inauguração será nesta sexta-feira (17), e é fruto de uma soma de esforços da comunidade e de diferentes organizações que estão atuando para a concretização da iniciativa, e na capacitação e orientação das mulheres. 

  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

Para auxiliar na redução da vulnerabilidade social e do trabalho infantil em Coloninha, interior de Arroio do Tigre, a empresa fumageira JTI investiu em uma agroindústria que será gerida pelas agricultoras da localidade. A inauguração será nesta sexta-feira (17), e é fruto de uma soma de esforços da comunidade e de diferentes organizações que estão atuando para a concretização da iniciativa, e na capacitação e orientação das mulheres. 

Com o investimento da empresa fumageira, a agroindústria Delícias da Colônia será entregue pronta para funcionar, com todos os equipamentos e insumos necessários ao início da produção. A ideia nasceu dos cursos de panificação oferecidos para às mães de alunos das escolas nas quais o programa oferece oficinas no contraturno. Além do curso de panificação, as mulheres também participaram de um treinamento sobre empoderamento, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Ao total, 13 mulheres integram o projeto e vão se revezar por turnos para mantê-lo funcionando. No município de Arroio do Tigre, que possui cerca de 12 mil habitantes, o Censo de 2010 apontou que existiam 626 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos ocupados, o que corresponde a 47,7% da população nessa mesma faixa etária. Os dados indicam que mais da metade (56,7%) das crianças e adolescentes ocupados desse contingente (10 a 15 anos) tinham entre 10 e 13 anos. No Brasil, conforme dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), há 2,7 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil.