Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 18/06/2019 14:09
Por: Redação

Plano de Desenvolvimento Municipal foi tema de reunião conjunta da CACISS e SINDILOJAS

Encontro ocorreu no auditório da sede da CACISS.

  • Fotos: divulgação

A melhoria do ambiente de negócios é condição essencial para que a atividade empreendedora continuamente ganhe vigor e contribua, cada vez mais, com o desenvolvimento dos municípios. Esse desenvolvimento tem importância decisiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio da ampliação de oportunidades e alternativas, geração de emprego, renda, produção de riquezas e inclusão na atividade econômica, proporcionando elevação no senso de utilidade e importância a cada indivíduo.

O desenvolvimento é necessário a cada município para que o conjunto de potencialidades de cada local possa ser devidamente dinamizado. Por meio dessa dinamização, a atividade econômica tende a se expandir, provocando um ciclo virtuoso de crescimento e evolução.

Cada cidade possui seu perfil e conjunto de características nos quais residem virtudes e fragilidades. Até certo ponto, é possível intuir que o crescimento ocorra de forma natural ou espontânea. Contudo, para que possa alcançar uma condição diferenciada de desenvolvimento, em que as potencialidades sejam exploradas adequadamente, é necessário que ocorra o desencadeamento de um conjunto de eventos e fenômenos pensados e provocados deliberadamente.

Um processo como esse será produto da articulação das lideranças desse município, sejam do meio privado, público e do terceiro setor, as quais devem estar mobilizadas e engajadas com essa causa. Assim, o desenvolvimento do capital social das cidades será pré-requisito para que o referido processo possa ter alguma chance de ser iniciado.

Pensando em tudo isso a CACISS e o SINDILOJAS, conjuntamente com as suas respectivas diretorias, promoveram reunião na manhã desta terça feira (18) com a presença de várias entidades de Sobradinho para dialogar sobre a importância da criação de um Plano de Desenvolvimento Municipal.  

A atuação com Políticas Públicas por parte do SEBRAE tem o objetivo de contribuir na articulação, formulação e mobilização de políticas que fomentem o empreendedorismo, e por isso, neste primeiro momento ficou definido que uma equipe do SEBRAE virá a Sobradinho para uma reunião com todos os participantes deste primeiro encontro. O Executivo e o Legislativo de Sobradinho também serão convidados a participar, quando será apresentado o Programa de Governança: Desenvolvimento para o Empreendedorismo, que visa buscar soluções a curto, médio e longo prazos.

Participaram da reunião desta terça-feira: CONDEM (Conselho de desenvolvimento de Sobradinho); CACISS; SINDILOJAS; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho - Delmar Waide; do Lions Club de Sobradinho – Luiz Marçal Arrial; da EMATER - Adriano Dreher; Associação Centro Serra Você Mulher - Beloni Turcato; OAB Subseção de Sobradinho - Rodrigo Trevisan da Silva; do COMTUR - Tatiana Lisboa; Conselho Regional de Contabilidade - Thaise Colombelli; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sobradinho -  Leônidas Lazzari Jr, e do Rotary Club de Sobradinho - Luis Antonio Denardi. Foram convidados também a UNISC e o Sindicato Rural de Sobradinho, mas não puderam estar presentes neste primeiro encontro.