Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 05/02/2021 12:21
Por: Redação

Prefeitura de Sobradinho participa de audiências em Porto Alegre

Além de outras pautas, cobraram uma posição do DAER quanto ao requerimento feito pelo município para a modificação dos trevos de acesso à cidade

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer e o diretor do Departamento de Atividades Administrativas da Prefeitura, Edenir Buligon viajaram nesta quinta-feira, 04, a Porto Alegre. Na ocasião, estiveram reunidos com o presidente do Ipê, José Guilherme Kliemann, oportunidade em que questionaram o expressivo aumento das alíquotas do Ipê Saúde, visto que em 2013 eram pagos 13,2% e em 2021 o índice chegou a 37,10% .

O prefeito explicou o quanto este acréscimo compromete os servidores municipais, que arcam com uma alíquota de 22,69% e a Prefeitura mais 14,41%. Mayerhofer esclareceu que este percentual é extremamente alto, motivando muitos servidores a optarem pelo cancelamento do plano de saúde. Dessa forma, solicitou que o Instituto de Previdência reveja esse percentual, bem como apresente os motivos que acarretaram neste aumento exorbitante da alíquota, nos últimos anos. Na oportunidade, o presidente do Ipê se comprometeu em encaminhar para a prefeitura um relatório com todos os gastos do município, possibilitando assim uma avaliação e posterior busca pela redução já para o próximo ano.

Já no DAER foram recebidos pelo diretor-geral, engenheiro civil Luciano Faustino, onde juntamente com os prefeitos de Lagoa Bonita do Sul, Luiz Francisco Fagundes e de Cerro Branco, Edson Joel Lawall, solicitaram a recuperação da estrada que liga Sobradinho a Cerro Branco, a qual está em péssimas condições de tráfego. Na ocasião, os prefeitos se colocaram a disposição para auxiliar com o maquinário das prefeituras, para a recuperação deste trecho o mais breve possível.

O dirigente o DAER disse que há uma programação para recuperar esta estrada, nos próximos dias, através de uma empresa terceirizada e, se caso essa previsão não se concretize, será feito o contato com as três prefeituras, para que em conjunto com o DAER possam recuperar o trecho, levando em conta que esse período é de escoamento da produção rural. Os representantes de Sobradinho também solicitaram uma definição por parte do DAER em relação ao pedido feito, há algum tempo, para a instalação de lombadas eletrônicas na ERS – 400 e RSC – 481, evitando que ocorram mais acidentes, visto que já houve muitos, inclusive com vítimas fatais.

Ainda em reunião, cobraram uma posição do DAER quanto ao requerimento feito pelo município, para a modificação dos trevos de acesso à cidade. Na ocasião, o DAER informou que já fez um estudo e que na próxima semana deverá vir a Sobradinho um engenheiro de Cachoeira do Sul para fornecer mais detalhes em relação à alteração nos trevos, onde também já ocorreram diversos acidentes.

O prefeito Mayerhofer avalia positivamente a viagem, visto que foram tratados sobre diversos assuntos de interesse do município e nos próximos dias a Administração Municipal já deverá receber um retorno em relação às demandas apresentadas.