Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 23/08/2018 14:25
Por: redacao

Passa Sete lança edital para o Concurso Literário Semeando Saberes

O evento, que está integrado com as atividades da 1ª Feira do Livro de Passa Sete, será em outubro deste ano.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Passa Sete com a finalidade de estimular a leitura, a releitura e a escrita, lançou o edital que regulamenta o Concurso Literário “Semeando Saberes”. O evento, que está integrado com as atividades da 1ª Feira do Livro de Passa Sete, será em outubro deste ano. No documento, que foi enviado aos educandários da cidade, consta que a inscrição é gratuita e aberta aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais.

Cada participante poderá inscrever uma produção inédita, em uma única categoria. No ato da inscrição o escritor ou escritora deverá entregar duas cópias idênticas de sua produção, das quais apenas uma deverá conter a sua identificação. Na outra cópia deverá constar apenas a modalidade em que está concorrendo e a sua produção. A entrega deve ser feita na secretaria das escolas.

Serão considerados como critérios: adequação ao tema, criatividade e originalidade; gramática e ortografia; ritmo, musicalidade e rima – que é opcional; contexto, foco narrativo, utilização da norma padrão; clareza de ideias e construção de um ponto de vista singular sobre o tema “Semeando Saberes: nossa gente, nossa história”.

As produções serão selecionadas por comissão julgadora nomeada pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, que selecionará as três melhores de cada modalidade, que farão jus à premiação, cuja decisão será irrecorrível. A solenidade de premiação ocorrerá, provavelmente no dia 19 de outubro de 2018, durante a 1ª Feira do Livro no Parque do Pinhão.

Modalidades e orientações

O concurso foi dividido em modalidades para contemplar estudantes de diferentes séries, envolvendo textos e desenhos, quais sejam:

* Modalidade 1: Educação Infantil -Pré A e Pré B - Desenho

* Modalidade 2: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais -1º e 2º Ano - Desenho com uma frase

* Modalidade 3: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais- 3º ao 5º Anos - Produção de um pequeno texto (gênero livre) com desenho.

* Modalidade 4: Ensino Fundamental/ Anos Finais - 6º ao 9º Anos - Produção de um texto (gênero: poesia, conto e crônica).

* Modalidade 5: Ensino Médio-1º ao 3º Ano - Produção de um texto (gênero: poesia, conto e crônica).

* Os trabalhos de todas as categorias devem constar em uma lauda (tamanho folha A4) para modalidade 1 e 2. E nas modalidades 3,4,5 com no máximo duas laudas.

* Nas Modalidades 3, 4, e 5 as produções devem ser digitadas, letra Arial, fonte 12 e espaço 1,0 entre linhas, alimento justificado. Título centralizado e negrito.