Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 02/03/2020 13:59
Por: Redação

Hospital São João Evangelista de Sobradinho adota medidas de prevenção ao Coronavírus

O ministério da saúde disponibiliza de um aplicativo chamado Coronavírus SUS, que pode ser baixado em SmartPhones

  • Médico Marcelo Silva e Alex Schäffer

Pacientes que procurarem o Hospital São João Evangelista com febre e tosse terão que usar máscara de proteção. Essa é uma das medidas adotadas pela instituição para evitar uma possível transmissão do coronavírus na cidade. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (02), pelo médico Marcelo Silva, responsável técnico e internista do hospital.

Em entrevista ao programa Enfoque, ele explicou que este é um cuidado inicial e não significa que estas pessoas sejam consideradas suspeitas. Para considerar um paciente suspeito é necessário que, além dos problemas respiratórios, ele também tenha viajado para locais onde está ocorrendo a transmissão da doença. Conforme o gerente administrativo do São João Evangelista, Alex Schäffer, outra medida adotada é a separação de dois leitos de isolamento que serão utilizados caso surjam pacientes suspeitos. Se o quadro deles for grave serão transferidos para outro hospital designado pelo Estado. Os dois lembraram que o grau de letalidade do novo coronavírus é considerado baixo. O médico Marcelo Silva esclareceu que o risco é maior para idosos. Este grupo, segundo ele, deve evitar lugares com muita aglomeração de pessoas. Mas toda a população deve adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar o chimarrão em locais públicos, práticas que podem evitar também a transmissão de outras doenças contagiosas, como as gripes.

As medidas adotadas pelo hospital de Sobradinho seguem orientação do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde. O ministério da saúde disponibiliza de um aplicativo chamado Coronavírus SUS, que pode ser baixado em SmartPhones, com orientações, formas de contágio, além de verdades e mentiras sobre o vírus. O ministério da saúde disponibiliza de um aplicativo chamado Coronavírus SUS, que pode ser baixado em SmartPhones, com orientações sobre formas de contágio, além de verdades e mentiras sobre o vírus.