Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 13/03/2020 14:01
Por: Redação

Governador recebe deputados e bombeiros voluntários

O deputado estadual Elton Weber entregou uma cópia da minuta do projeto de lei que está sendo construído neste sentido e solicitou a prorrogação de 31 de março para 30 de junho deste ano da entrada em vigor das normativas.

Representantes da Voluntersul estiveram reunidos nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre, com o governador Eduardo Leite, cobrando que os bombeiros voluntários possam atuar em qualquer município do Estado. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Elton Weber entregou uma cópia da minuta do projeto de lei que está sendo construído neste sentido e solicitou a prorrogação de 31 de março para 30 de junho deste ano da entrada em vigor das normativas do Corpo de Bombeiros Militar que restringem o trabalho dos voluntários.

Dentre as novas regras impostas pelos militares está a que limita a atuação dos voluntários a cidades com até 15 mil habitantes e impedem o atendimento de chamados fora de cidades onde a corporação não possui sede. No caso de população entre 15 mil e 30 mil, os voluntários podem atuar em parceria com os militares. E nas cidades com mais de 30 mil habitantes, os voluntários estão proibidos. Segundo Weber, o alongamento é necessário para que o projeto seja concluído e tramite na Assembleia Legislativa.

 “Esperamos contar com a sensibilidade do governador, ainda estamos recebendo diversas contribuições de diferentes entidades e profissionais da área”... disse ele.

O governador sinalizou que a prorrogação é possível, o que deve ser oficialmente confirmado nos próximos dias. Além disso, até o dia 20, atendendo a pedido de Leite, será enviado um detalhamento das modificações propostas no projeto. Weber também entregou ao governador cópias de moções de apoio aos bombeiros voluntários enviadas ao gabinete pela prefeitura de Teutônia e das câmaras municipais de Paverama, Nova Hartz e Sobradinho, a qual foi uma indicação do vereador Tuki Siman, que esteve na última segunda-feira (09) participando de reunião da frente parlamentar na Assembléia Legislativa.

Na oportunidade, além da entrega da moção de repúdio, Tuki falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho e pediu para que os deputados agilizem o projeto de lei, que altera as regras e que as corporações voluntárias do Estado possam continuar atuando sem empecilhos.