Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 25/03/2020 13:56
Por: Redação

Estiagem continua afetando o abastecimento de água na região Centro Serra

Imagens do Arroio Segredo enviadas por uma ouvinte ao departamento de notícias da Rádio Sobradinho, mostra o Arroio Segredo na localidade de Canto Bravo, praticamente seco, e mostram também muitos peixes mortos.

  • Foto: divulgação

A estiagem continua afetando o abastecimento de água na região Centro Serra. Os bombeiros voluntários têm distribuído em torno de 15 mil litros de água por dia. Estão sendo abastecidas famílias no interior de Sobradinho, Ibarama e Passa Sete. No caso de Ibarama, a associação hidráulica recebeu denúncias de que consumidores estão lavando calçadas, veículos e até mesmo ruas estão sendo molhadas para amenizar a poeira. Conforme o presidente da Associação Armindo Kittel, caso à população não se conscientizar, medidas de racionamento e penalidades aos consumidores deverão ser adotadas, para garantir o abastecimento. 

A prefeitura de Segredo publicou um decreto que prevê o Racionamento de água. A utilização da água distribuída pelo Departamento Municipal de Água Potável deverá ser unicamente para fins domésticos e higiênicos, sendo vedadas atividades consideradas não essenciais e que possam resultar em prejuízo durante o período de estiagem.

Estão proibidas, sob pena de advertência, seguida de suspensão do fornecimento de água e multa, a lavagem de veículos; irrigação de gramados, jardins e floreiras; Reposição total ou troca de água de piscinas de clubes, entidades ou residências; Lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências além de outras atividades consideradas não essenciais que possam resultar em prejuízo às necessidades básicas de consumo do município. Esse decreto do município de Segredo, tem vigência até 30 de abril podendo ser prorrogado.

Imagens do Arroio Segredo enviadas por uma ouvinte ao departamento de notícias da Rádio Sobradinho, mostra o Arroio Segredo na localidade de Canto Bravo, praticamente seco, e mostram também muitos peixes mortos. A Corsan também está mantendo o alerta de economia para os municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete e Lagoa Bonita, pois os poços artesianos estão trabalhando no limite de sua capacidade.  As prefeituras de Lagoa Bonita e Passa Sete também estão fazendo a distribuição de água com veículos do município.

Em Arroio do Tigre, segundo o prefeito Marciano Ravanello, a situação continua grave. Segundo ele, numa determinada localidade foram abertos dez bebedouros e apenas dois resultaram em água. Além disso, ressaltou que as patrulhas agrícolas estão sendo muito importantes, pois também possuem tanques, e estão fazendo a distribuição de água.