Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 25/03/2019 14:34
Por: redacao

19ª EXPOAGRO AFUBRA abre nesta terça-feira em Rio Pardo

Evento é considerado a maior feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil.

Terá início nesta terça-feira (26), em Rincão Del Rey/Rio Pardo, a Expoagro Afubra 2019. A Emater participa desde a primeira edição desta que é considerada a maior feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil. O Espaço Casa da Emater, como é conhecido, traz para a feira o tema “Gestão Rural e Sustentabilidade”, a partir do qual extensionistas irão apresentar 20 parcelas temáticas com diferentes temas pertinentes à agricultura familiar e à diversificação das atividades produtivas, que visam levar novas técnicas que podem ser implantadas nas propriedades rurais, buscando a melhor utilização dos recursos e reduzindo os custos de produção.

O destaque da Instituição serão as Tecnologias Digitais. A prática de atividade física como forma de promover a saúde será apresentada no Turismo Rural, que terá como destaque o projeto Caminhadas na Natureza, desenvolvido pela Emater no município de Sobradinho e que busca a aproximação do público urbano e rural, promovendo a inclusão das famílias rurais na realização das caminhadas, com o objetivo de fornecer alimentos de qualidade para degustação e venda aos participantes.

O Artesanato Rural também estará presente e visa mostrar o resgate cultural e técnicas de reciclagem, produzido pelos agricultores familiares do Vale do Rio Pardo, e oportunizar um espaço para comercialização destes produtos gerando renda às propriedades.

Além da abertura oficial, o primeiro dia da 19ª Expoagro Afubra terá como destaque o novo pavilhão da Agricultura Familiar, com 149 empreendimentos que diversificam as atividades nas propriedades rurais. Com organização da Afubra, Fetag, Emater e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, procura-se oportunizar uma vitrine para o trabalho desenvolvido pelos empreendedores rurais. Os produtos comercializados no Pavilhão das Agroindústrias não passam despercebidos aos olhos dos visitantes da feira.

A cada ano a movimentação financeira motiva a vinda das agroindústrias; em 2018 foram R$ 634mil 355 reais. Entre os produtos comercializados estão: embutidos, queijos, artesanato, plantas e flores ornamentais, pães, bolos, cucas, massas, bolachas, sucos, vinhos, cachaças, licores, peixe, erva-mate, conservas, compotas, melado, açúcar mascavo, mel, rapadura e chimias.

Para que o trânsito siga com segurança e sem muito congestionamento, a chegada à feira, pela BR 471, será monitorada e sinalizada pela equipe da Afubra com apoio da Polícia Rodoviária Federal. Durante os três dias da feira, a rodovia será separada por cones, formando três pistas, no sentido Santa Cruz do Sul/Rio Pardo. Placas de sinalização estarão no acostamento para auxiliar os motoristas.

No sentido Rio Pardo/Santa Cruz do Sul, placas também orientam os motoristas sobre o acesso à feira. O coordenador de estacionamento da Expoagro Afubra, Vitor Alles, explica que o acesso ao Parque se dá pela BR 471 e a saída é pelos fundos do Parque, pela antiga estrada de acesso à Rio Pardo.

Confira a prograçação da Expoagro 2019 clicando neste link 

https://afubra.com.br/programacao-expoagro.html