Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 30/11/2018 13:52
Por: redacao

Preço do Tabaco será debatido na próxima semana

Encontro será nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da Fetaesc, em São José/SC.

As sete entidades que compõe a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep), realizam reunião sobre a safra 2018/2019 nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da Fetaesc, em São José/SC.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, no dia 5, na primeira parte da manhã, as entidades realizam uma reunião fechada para analisar a adequação das tabelas de preço e informações sobre as especificações do tipo de tabaco que o mercado comprador exige. Na pauta, ainda, a análise do custo de produção apurado pelas entidades, que servirá de parâmetro para a negociação do reajuste do preço do tabaco para a safra 2018/2019.

Nas reuniões individuais com as empresas, a pauta abrangerá a análise e definição da nova tabela; a apresentação e análise do custo de produção apurado pelas entidades e cada empresa; e a negociação dos preços que serão praticados na comercialização da safra. Conforme a agenda, no dia 5, quarta-feira, o encontro individual será com as empresas Souza Cruz, JTI, Philip Morris e Universal Leaf. No dia seguinte, a Comissão se reunirá com representantes das indústrias, Alliance One e China Brasil Tabacos.