Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 23/04/2020 14:15
Por: Redação

Vacinação contra a Febre Aftosa no estado encerra nesta sexta-feira

A apresentação das notas fiscais de aquisição da vacina, porém, ainda pode ser feitas até o dia 30 deste mês.

A Vacinação contra a Febre Aftosa no estado encerra nesta sexta-feira (24). Inicialmente a vacinação iria até o dia 14 de abril, porém em decorrência de todos os transtornos ocasionados pelo Covid 19 foi prorrogada até o dia 24. A apresentação das notas fiscais de aquisição da vacina, porém, ainda pode ser feitas até o dia 30 deste mês. Para evitar aglomerações nas inspetorias locais e deter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou WhatsApp. O número de WhatsApp da inspetoria é o mesmo do telefone fixo.

Em Sobradinho é 3742-1367. Na área de abrangência da Inspetoria Veterinária, serão quase 18 mil animais vacinados. Em Segredo, 4.900; Passa Sete: 5.200, Lagoa Bonita: 1.400, Ibarama: 3 mil, e Sobradinho 3.400 animais. Em Arroio do Tigre, 8.900 animais devem receber dose da vacina contra a febre aftosa. Na região o número de cabeças de gado vacinadas deve chegar próximo a 27 mil animais. Segundo os responsáveis pela Inspetoria de Sobradinho, o número de apresentação das notas é satisfatório, e está dentro do esperado.

A campanha de vacinação, que ocorre tradicionalmente em maio, foi antecipada como parte da estratégia do Estado para ser declarado pelo Mapa como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Até o momento, no Brasil, apenas os estados de Santa Catarina e Paraná conquistaram o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.