Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 30/01/2021 12:17
Por: Redação

Produção de frutas incentiva sucessão em propriedades rurais

Na microrregião Centro Serra a viticultura tem se destacado entre as culturas

A produção de frutas tem atraído a atenção de agricultores do Rio Grande do Sul. A atividade é uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar, pois em áreas menores é possível obter uma boa rentabilidade e onde atividades como a produção de grãos não seria tão rentável.

Além disso, a fruticultura tem estimulado a sucessão familiar em propriedades rurais. Nos 23 municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo a fruticultura se destaca em alguns municípios como Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Ibarama e Sobradinho. No mês de janeiro é realizada a colheita da maior parte das espécies frutíferas cultivadas na região, como a uva, melancia, maçã e mirtilo.

Na microrregião Centro Serra a viticultura tem se destacado entre as culturas, principalmente nos municípios de Sobradinho e Ibarama, que juntos somam 30 famílias envolvidas com o cultivo de uva comercialmente, com uma produção média de 1.250 toneladas anuais. Nesses municípios a maior produção de uvas é das variedades americanas como a Bordô, Niágaras, Francesa e Guethe que são utilizadas para consumo in natura e elaboração de vinhos coloniais. A região conta também com três cantinas empresariais.

Além da uva, na região Centro Serra também são cultivados em áreas menos expressivas outras frutas como a ameixa, kiwi, pêssego e caqui.