Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 26/02/2019 14:20
Por: redacao

Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas foi lançada na Assembleia Legislativa

O potencial das Centrais Geradoras Hidrelétricas, chega até 5 megawatts, e das Pequenas Centrais Hidrelétricas, de 5 a 30 megawatts.

A Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas foi lançada nesta segunda-feira (25), às 8h30min, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e tem como presidente o deputado Ernani Polo. Segundo o parlamentar, o setor tem grande potencial de geração de energia, especialmente para diminuir a dependência de importação pelo Estado. O potencial das Centrais Geradoras Hidrelétricas, chega até 5 megawatts, e das Pequenas Centrais Hidrelétricas, de 5 a 30 megawatts.

Vários projetos estão em implantação e outros prontos para serem implementados, o que poderá alavancar a geração de energia, gerando mais ICMS para o Estado, emprego e renda. O Rio Grande do Sul possui 100 empreendimentos entre Centrais Geradoras Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas em operação, com geração de 500 megawatts.

Estão em implementação 9 projetos entre Centrais Geradoras Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas, com investimentos da ordem de 500 milhões de reais, que vão gerar 50 megawatts de energia. Ainda existem 122 projetos para serem implementados, com geração prevista de 500 megawats, em investimentos de 4 bilhões de reais. No Centro Serra existem projetos de implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas ao longo do Rio Pardo e do Rio Jacuizinho.