Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 21/07/2020 14:06
Por: Fabricio Ceolin

Última semana para inscrições no Bolsa Juventude Rural

Em entrevista ao Enfoque da Rádio Sobradinho, a secretária Geral da Fetag citou como exemplos de investimento na propriedade a produção de ovos coloniais ou hortigranjeiros.

Encerra-se nesta semana o prazo de inscrições para o Bolsa Juventude Rural, programa do Governo Estado do Rio Grande do Sul, que tem por objetivo estimular a permanência dos jovens no campo através da concessão de bolsas mensais por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). 

Para concorrer a uma das 471 bolsas oferecidas pelo programa, os jovens interessados precisam estar matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas estaduais ou matriculados em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância. Também, é preciso ter entre 15 e 29 anos e possui Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar. 

O benefício no valor de R$200,00 mensais, será pago durante 10 meses, em parcelas válidas a partir do mês de maio, independentemente da data de adesão. De acordo com a secretária-geral da FETAG-RS, Jaciara Muller, “o Bolsa Juventude Rural é muito importante, pois cria um estímulo para que os jovens permaneçam no campo, promovendo a sucessão familiar. A FETAG-RS apoia o programa”. 

Em entrevista ao Enfoque da Rádio Sobradinho, a secretária Geral da Fetag citou como exemplos de investimento na propriedade a produção de ovos coloniais ou hortigranjeiros. Ela afirmou que o valor da bolsa é considerado baixo pela entidade, mas que isso depende do Governo do Estado. A Fetag ainda defende o aumento no número de bolsas.

As inscrições encerram-se na próxima sexta-feira (24) e podem ser realizadas no site www.bolsajuventuderural.com.br.

  • Ouvir áudio disponível: