Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 28/03/2018 14:01
Por: Redação

Insetos oriundos das plantações de soja, tem migrado da lavoura para os pomares

Conforme Irineu Raminelli, o defensivo aplicado na soja tem feito com que um inseto ataque o seu pomar, principalmente na cultura da laranja.

Insetos oriundos das plantações de soja, tem migrado da lavoura para os pomares. Quem garante é o produtor e professor aposentado Irineu Raminelli. Conforme ele, o defensivo aplicado na soja tem feito com que um inseto ataque o seu pomar, principalmente na cultura da laranja. Um produtor de Veranópolis esteve visitando sua propriedade, nas proximidades de entrada para Linha Central, às margens da RSC-481, em Sobradinho, e mostrou o chamado “fede-fede” que sai da soja e acaba se hospedando nas frutas.

Raminelli relata ser uma situação preocupante, e acredita que a plantação de soja tem sido um grave problema para a monocultura, e avalia que em 10 anos, não haverá mais arvoredos nas propriedades próximas as lavouras. Ressalta que enquanto a soja está nova, os produtos orgânicos funcionam, mas a partir do momento em que a plantação começa endurecer a folha, as pragas migram para o pomar.

A produção de tomates também é destaque em sua propriedade, porém ele não sabe precisar quanto plantará no próximo ano, uma vez que nos últimos dois anos a cultura tem sido atacada violentamente pelos bichos invasores. Irineu possui uma cabana que além de produzir frutas e hortaliças, também é destaque na criação de coelhos, bovinos Red Angus e cabras com alta genética, que inclusive são vendidas para os estados do Paraná e São Paulo.

Ele evidencia que seu trabalho é exemplo para quem deseja deixar da produção do fumo, salientando que em um pequeno pedaço de terra pode se tirar todo o sustendo. O produtor também vende seus produtos semanalmente na feira em Sobradinho.