Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 19/03/2020 14:38
Por: Redação

Prefeitura de Lagoa Bonita determina medidas de prevenção ao Covid-19

Também foi criado o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

A Prefeitura de Lagoa Bonita, visando evitar a proliferação do novo coronavírus, determinou um série de medidas que deverão ser observadas pela população. Inicialmente, foi criado o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus, formado pelo Prefeito Gilnei Luchese, membros das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, Cultura e Desporto; além de um médico, um enfermeiro e um farmacêutico.

Também ficam suspensas, pelo prazo de 30 dias, todos os eventos municipais, como bailes, festas, feiras, encontros da terceira idade, oficinas terapêuticas, participação de servidores em cursos, eventos ou viagens para municípios onde existem casos confirmados do coronavírus (exceto os casos de urgência). Ficam suspensas as aulas na rede municipal de Ensino – Educação Infantil e Ensino Fundamental –, pelo prazo de 15 dias, a partir de hoje 19, podendo este prazo ser prorrogado. Também estão cancelados ou adiados todos os eventos previstos para locais fechados com aglomeração de pessoas, como reuniões, assembleias, missas, cultos, feiras, encontros ou qualquer outro evento de massas.

Nos eventos mantidos ou impossíveis de ser adiados, no caso de velórios, devem ser adotadas medidas de assepsia para controle de contaminação, restringindo-se, quanto possível, a participação das pessoas. Fica recomendado à população para evitar viagens intermunicipais e interestaduais, apenas diante de extrema necessidade. Além disso, a população deve evitar visitas em hospitais, asilos, casas de passagens, presídios, ou qualquer outro local onde existem grupos de risco, bem como, evitar aglomerações ou qualquer outra atividade em recinto fechado.

As pessoas que tiverem sintomas de contaminação pelo coronavírus, como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, devem se dirigir ao Posto de Saúde, ou entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde. No caso de dúvidas sobre coronavírus, pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde, bem como através do Disque Saúde, do Ministério da Saúde, fone 136, ou através do uso do aplicativo coronavírus SUS.

Nenhum evento coletivo poderá ser realizado no município de Lagoa Bonita sem emissão de alvará, podendo o Poder Executivo negar a autorização para execução do evento, atendendo as recomendações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com base em boletins de informação, notas públicas, orientações normativas sobre os cuidados de prevenção.