Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 14/08/2020 14:43
Por: Fabricio Ceolin

Saberes, Sabores e Sementes Crioulas encerra nesta sexta-feira

O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas nesta sexta-feira (14). Às 14 horas,  iniciou a live “Raças de milho nas Terras Baixas da América do Sul: um patrimônio genético e cultural”.

A atividade tem como moderadora a extensionista rural Agropecuária da Emater, Lilian Rodrigues, e a participação da pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Agrobiodiversidade, Flaviane Costa; a professora da Universidad Tecnológica del Uruguay e pesquisadora do Grupo InterABio, Natália Almeida e seu colega, o professor Dr. Rafael Vidal. Atualmente, participam da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama 40 famílias, assessoradas pela Emater. Porém, em Ibarama, a maioria das famílias de agricultores cultivam algum tipo de semente crioula, principalmente na base alimentar, para subsistência.

Entre os principais alimentos produzidos por essas famílias constam a abóbora, melão, melancia, ramas de mandioca, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, hortaliças, e milho. São mais de 20 variedades de milho resgatadas e preservadas e mais de 30 variedades de feijão. O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, deste ano, foi promovido todo em formato virtual.